saúde

Novavax afirma que desenvolve vacina única contra covid-19 e gripe; saiba mais

A empresa revelou que a vacina produziu fortes níveis de anticorpos contra as duas doenças

Com informações da AFP
Com informações da AFP
Publicado em 11/05/2021 às 19:15
Tânia Rêgo/Agência Brasil Saúde
FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil Saúde

A empresa americana de biotecnologia Novavax anunciou, nesta terça-feira (11), que obteve resultados positivos de estudos pré-clínicos de uma vacina que combina as injeções contra a gripe e a covid-19. De acordo com a empresa, a pesquisa será submetida à revisão, mas mostrou que a vacina produziu fortes níveis de anticorpos contra ambas as doenças em furões e em hamsters. As informações são AFP.

"Apesar das baixas taxas durante a pandemia da covid-19, a gripe continua a ser um risco significativo para a saúde pública mundial, e a necessidade de vacinas versáteis e mais eficientes é tão importante como sempre, inclusive contra a gripe", disse o presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Gregory Glenn.

De acordo com a empresa, a nova vacina combina as doses de NanoFlu e a NVX-CoV2373 (que se encontram, em separado, em testes finais em humanos). No entanto, nenhuma delas ainda foi aprovada.

Como foram feitos os testes?

Os hamsters, que foram vacinados e depois deliberadamente infectados com a covid-19, mantiveram o peso corporal em comparação com aqueles que receberam um placebo. As amostras de pulmão retiradas dos animais imunizados com a vacina revelaram que eles estavam descontaminados da covid-19.

Riscos de covid-19 em gordura abdominal

Uma pesquisa realizada em Milão, na Itália, apontou que a circunferência abdominal (gordura ao redor da cintura) é mais importante do que a obesidade geral na análise da gravidade da covid-19. O estudo foi feito através de exames raio-x e apresentada no Congresso Europeu sobre Obesidade deste ano. As informações são do blog Viva Bem, do Uol. Clique aqui e saiba os detalhes.

Consumir bebida alcoólica após vacina da covid-19?

Após tomar a vacina contra a covid-19, é possível consumir bebida alcoólica? Essa pergunta está presente em muitas pessoas, e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), envolvida nas decisões do Programa Nacional de Imunização (PNI), junto com o Ministério da Saúde, informara que, até o momento, não existe recomendação voltada ao consumo de álcool e a imunização contra a covid-19, invalidando os comentários em redes sociais, onde várias pessoas afirmam terão reações alérgica após tomar a vacina ou dizendo que é necessário esperar 30 dias.