DINHEIRO

Aposentados vão receber valores revisados do INSS; veja se tem direito

As pessoas que tiverem direito ao pagamento do INSS começam a receber neste mês de maio

Aposentados vão receber valores revisados do INSS; veja se tem direito

Agência do INSS - Foto: Agência Brasil

O INSS informou que vai pagar mais um lote da revisão de benefícios por incapacidade e pensões deles decorrentes em maio. De acordo com o instituto, em todo o país, 1.468.305 de pessoas serão contempladas. Neste lote de pagamentos, quem teve os benefícios cessados em 17 de abril de 2012, data da citação do INSS, idade de até 45 anos e com valores atrasados de até R$ 6 mil estão assegurados.

A revisão está ligada aos benefícios concedidos entre 2002 e 2009, por causa da mudança na interpretação do inciso II do Artigo 29 da Lei 8.213 de 1991, que trata da fórmula de cálculo dos benefícios por incapacidade ou pensões por morte deles originadas. Ao todo, devem ser pagos pelo INSS R$ 925 milhões.

Vale lembrar que o pagamento dos valores atrasados dessa revisão estão sendo feitos de forma automática desde 2013 e vão até 2022, e a revisão é paga de forma administrativa.

Calendário do INSS de maio 

O valor do 13º salário do INSS é pago em duas parcelas, sendo a primeira parcela de 50%, sem qualquer tipo de desconto, em relação a segunda parcela, os outros 50% são pagos somados às reduções tributárias do IRPF quando as mesmas ocorrem.

Segundo o calendário do INSS para os aposentados e pensionistas, o dinheiro da 1º parcela do 13º salário será depositado a partir do dia 25 de maio, até 8 de junho, por causa da divisão do calendário de pagamento dos benefícios do INSS. Clique aqui e confira o calendário completo.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.