CHUVAS

Em 12 horas, Recife registra 30% da chuva esperada para todo o mês de maio

Só nas últimas horas, choveu 101,2 mm, segundo a Defesa Civil do Recife. Confira o balanço da chuva na cidade

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 13/05/2021 às 10:50
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Entre as 21h dessa quarta-feira (12) e as 9h desta quinta-feira (13), a Defesa Civil do Recife registrou o total de 101,2 mm de chuva, o que equivale a 30% da média histórica de precipitação no mês de maio, que é de 328,9 mm. O órgão diz ter recebido, nesse período, 43 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações de lonas plásticas.

Em caso de ocorrências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 0800 081 3400. A ligação é gratuita, e o atendimento acontece 24h por dia.

Emlurb

A Emlurb registrou, neste período, seis ocorrências de quedas de árvores na cidade. Uma já foi concluída e as demais estão com o serviço em andamento. A autarquia afirma estar realizando a desobstrução de pontos de acúmulo de água, com caminhões equipados com jato de sucção, em diversas vias da cidade.

>> Chuva: Veja onde tem ponto de alagamento no Grande Recife na manhã desta quinta (13)

Intervenções

As intervenções ocorrem na rua 10 de Julho com 20 de Janeiro, Boa Viagem; Rua Barão de Tefe com Desembargador José Neves , Boa Viagem; Avenida Recife (Ipsep); Avenida Dois Rios ( SESI ) Ibura; Avenida Boa Viagem (Boa Viagem/Pina); Avenida General San Martin com Gomes Taborda (Cordeiro); Rua João de Andrade (Jardim São Paulo); Rua Paes Cabral (Cordeiro); Rua Otávio Lobo (Jiquiá); Avenida Caxangá (Cordeiro); Rua Estrada do Encanamento (Casa Amarela); Avenida Beberibe (Água Fria); Rua São João (Campina do Barreto); Rua Expedicionário Jamil Dagle, ao lado da praça Maria José dos Santos (Água Fria); Rua Uriel de Holanda com José Amarindo dos Reis, Dois Unidos, entre outros pontos.

>> Com alerta de chuva em algumas regiões, confira a previsão do tempo em Pernambuco nesta quinta-feira (13)

Trânsito

Para auxiliar o trânsito, equipes formadas por 150 agentes e 165 orientadores da CTTU afirmam trabalhar em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. Entre 0h e 9h desta quinta-feira (13), período com maior incidência de chuva, não foram registrados acidentes de trânsito com vítimas, segundo a Prefeitura.

No mesmo recorte de tempo, a CTTU registrou ocorrências em 16 semáforos, das quais seis já foram resolvidas e dez estão em atendimento. As equipes técnicas já estão em deslocamento para normalizar todo o sistema. "A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 162 câmeras de videomonitoramento", explicou a gestão.

Pontos de alagamento do Recife

O acumulado de chuvas na capital pernambucana causou alagamentos e uma manhã conflituosa no trânsito do Recife. No bairro de São José, área central, o temporal alagou vários trechos da Avenida Sul e da Rua Imperial. Motoristas passavam com dificuldade pelas vias.

No bairro da Imbiribeira, a Avenida Mascarenhas de Morais, ficou debaixo d’água. Um transtorno para motoristas e pedestres, que tinham de caminhar com os pés na água suja. Ainda na Zona Sul do Recife, um poste e uma árvore acabaram caindo na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, provocando um grande engarrafamento na área. O temporal também alagou a Avenida Xingu, no bairro do Jordão. A mesma situação pegou de surpresa os moradores do bairro do Ipsep, que sofreram com a água invadindo muitas casas.

Já no bairro de Santo Amaro, uma árvore tombou no estacionamento da Santa Casa de Misericórdia, atingindo carros e um idoso, de 72 anos, que passava pelo local. Ele foi levado para dentro da unidade de saúde para receber atendimento médico. Na comunidade de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, a água invadiu casas e ruas, e os moradores precisaram improvisar para circular pela área.

Em Nova Descoberta, também na Zona Norte, várias ruas foram tomadas pela água. Muitos pontos comerciais e residenciais ficaram inundados. Na Avenida Agamemnon Magalhães, na área central do Recife, o canal do Derby, na área do Tacaruna, transbordou, no sentido de Olinda. Os motoristas precisaram de muito cuidado para passar pelo local.

Operação Inverno

Neste ano, a Prefeitura do Recife afirma que o investimento total na Ação Inverno é de R$ 96,6 milhões, incluindo contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas e eliminação de pontos de alagamento, entre outras. "O trabalho começou desde janeiro deste ano, e envolve mais de 3 mil servidores de diversas secretarias e órgãos municipais", disse o executivo municipal.