PANDEMIA

Pernambuco ultrapassa marca de 15 mil vidas perdidas para a covid-19

Até aqui, 15.048 pessoas já morreram vítima da covid-19 no Estado

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 18/05/2021 às 14:15
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Pernambuco registrou, nesta terça-feira (18), a triste marca de mais de 15 mil vidas perdidas para o novo coronavírus (covid-19). De acordo com boletim epidemiológico divulgado hoje, o Estado já acumula 15.048 óbitos em decorrência da doença. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), entre 15 de março e essa segunda (17), aconteceram mais 68 mortes, que foram registradas hoje. Com isso, o Estado totaliza 15.048 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

A média móvel é entendida como índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade. Sabendo disso, analisa-se que a média móvel de mortes o indicativo está em 58 nesta terça, em tendência de estabilidade em relação a 14 dias atrás.

Casos

No boletim, a SES-PE também registrou mais 3.029 casos da Covid-19 em Pernambuco. Este é o 3º maior índice de confirmações em um único dia desde o início da pandemia no Estado. Entre os confirmados, 107 (3,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.922 (96,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 446.093 casos confirmados da doença, sendo 42.773 graves e 403.320 leves. Em relação a média móvel de casos, analisa-se que está, hoje, em 2.415, uma alta de 32% em relação a duas semanas atrás. A tendência de alta segue há quatro dias.

Medidas mais restritivas contra a covid-19 começam a valer em 53 cidades do Agreste

Foi publicado nesta terça-feira (18), pelo Governo de Pernambuco, o decreto que oficializa as restrições mais rígidas em 53 cidades do Agreste do Estado para tentar conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (covid-19). As restrições mais severas foram anunciadas no último sábado (15), pelo governador Paulo Câmara (PSB), após a 2ª Macrorregião de Saúde, que engloba a 4ª e a 5ª Regionais de Saúde, com sedes em Caruaru e Garanhuns, respectivamente, assistir ao crescimento de casos e mortes pela doença, além da alta na taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes infectados pelo vírus.

Com as novas regras oficializadas, a partir desta terça (18), as atividades econômicas deverão ser encerradas às 18h, durante a semana. Nos fins de semana, apenas supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina poderão abrir as portas. O objetivo é conter o aumento de casos e não colapsar o sistema de saúde. As UTIs da rede pública, por exemplo, têm uma ocupação superior a 90%. O decreto vale até o dia 31 de maio.

Situação limite

Para o governador Paulo Câmara, os números analisados pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 apontam para uma situação limite. “Temos feito todos os esforços para minimizar os efeitos dessa pandemia. Fizemos a maior rede de UTIs (terapia intensiva) exclusivas para a covid entre os estados do Norte/Nordeste do Brasil. Só na 2ª Macrorregião, abrimos 178 leitos de terapia intensiva, em sete diferentes unidades de saúde nos municípios de Caruaru, Garanhuns, Bezerros e Gravatá. Infelizmente, desde domingo passado, temos apenas um leito livre”, disse o governador.

Segundo o gestor estadual, além da ocupação total dos leitos, outros fatores também são preocupantes. “O principal deles é a aceleração da doença, que está com percentuais altos de casos e de solicitações de UTI, em patamares quatro vezes maiores do que no restante do Estado. O que precisa ficar claro para a população é a gravidade do momento que estamos passando”, explicou Paulo Câmara.

A 5ª Regional de Saúde de Pernambuco (Geres) volta a vivenciar uma forte pressão feita pela pandemia, assim como ocorreu em junho de 2020, na fase de aceleração da primeira onda de covid-19.

Atualmente, segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), a 5ª Geres tem 40 leitos voltados para os moradores da região com suspeita ou confirmação da covid-19. Todos estão ocupados. São 30 vagas de terapia intensiva (UTI) e 10 de enfermaria, que estão com pacientes em assistência e que lutam contra a síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Vacinas

Pernambuco recebeu, na madrugada desta terça-feira (18), mais 255.100 doses da vacina contra a covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz. As vacinas chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, à 01h50, seguindo para checagem e armazenamento no Programa Estadual de Imunização. Os imunizantes começaram a ser entregues às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) já na manhã desta terça (18), para que os municípios possam fazer a retirada dos seus respectivos quantitativos. Esse quantitativo será voltado para a primeira dose da população com comorbidades e as pessoas com deficiência cadastradas no BPC, além da segunda dose de idosos, entre 60 e 69 anos.