CORONAVÍRUS

Medidas restritivas contra a covid-19 têm prazo estendido em Pernambuco; saiba mais

Fato foi divulgado durante a coletiva online sobre a covid-19 no estado, na tarde desta quinta-feira (20)

Mais informações em breve
Mais informações em breve
Publicado em 20/05/2021 às 17:20
Reprodução: Youtube
FOTO: Reprodução: Youtube

Durante a coletiva online sobre a covid-19 feita pelo Governo de Pernambuco nesta quinta-feira (20), a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, anunciou que a ampliação das medidas restritivas vigentes no decreto atual, que se encerraria neste domingo (23), por mais 15 dias, ou seja, até o dia 6 de junho. A decisão foi tomada por causa do crescente aumento no número de casos de covid no estado.

>>>AO VIVO: acompanhe a coletiva do Governo de Pernambuco sobre a covid-19 nesta quinta (20)

"Diante dos números da saúde apresentados, verificamos que ainda estão bastante altos. Ainda estamos em uma fase bastante crítica da pandemia em nosso estado. Após análise desses números feita pelo comitê de saúde, nós decidimos por ampliar as medidas restritivas vigentes no decreto atual, que se encerrariam agora no dia 23 de maio, por mais 15 dias, até o dia 6 de junho. Essas medidas são extremamente necessárias para que a gente possa conter o avanço da pandemia em nosso estado", reiterou Ana Paula Vilaça.

O secretário de saúde André Longo ressaltou o aumento nos índices e afirmou que a situação não está tranquila. "A situação ainda é grave e precisamos ter um reforço nos cuidados porque dias ainda bastante difíceis estão por vir, especialmente nas próximas três semanas.", alertou. Em seguida, Longo não descartou restringir ainda mais as medidas, caso a situação seja agravada. "Estamos muito atentos e monitorando os indicadores da doença no estado. Ao menor sinal de piora, não exitaremos em tomar medidas mais restritivas como no caso adotamos esta semana na região do Agreste".

Assista

Covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (20/05), 3.188 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 203 (6,3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.985 (93,6%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 452.721 casos confirmados da doença, sendo 43.163 graves e 409.558 leves.

Também foram confirmados 65 óbitos, ocorridos entre 27/08/2020 e 19/05/2021. Com isso, o Estado totaliza 15.192 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Média móvel

O alto número de confirmações também colocou o Estado, pelo quinto dia consecutivo, em tendência de alta na média móvel de casos. Nesta quarta, o indicativo está em 2.560, um aumento de 34% quando comparado ao apresentado duas semanas atrás. Já a média móvel de mortes está em tendência de estabilidade. Nesta quarta, aponta em 58.

A média móvel é entendida como índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade.