CORONAVÍRUS

Estados Unidos pedem nova investigação sobre origem do vírus da covid-19

Agências de inteligência examinam relatos de pesquisadores de um laboratório chinês

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 25/05/2021 às 16:50
 João Nóbrega Almeida Júnior/Unifesp
FOTO: João Nóbrega Almeida Júnior/Unifesp

Os Estados Unidos (EUA) pediram nesta terça-feira (25) que especialistas internacionais avaliem a origem do novo coronavírus e os "primeiros dias do surto", em uma nova investigação sobre a origem do vírus responsável pela covid-19. O secretário de Saúde dos EUA, Xavier Becerra, comentou sobre o estudo em um vídeo para a reunião ministerial anual da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Agências de inteligência dos EUA estão examinando relatos de que pesquisadores de um laboratório de virologia chinês ficaram gravemente doentes um mês antes de os primeiros casos de covid-19 serem relatados em 2019. No entanto, de acordo com fontes do governo dos EUA, advertiram que ainda não há provas de que a doença se originou no laboratório.

"A fase 2 do estudo da origem da covid-19 deve ser lançada com termos de referência transparentes, com base científica e dando aos especialistas internacionais a independência para avaliar completamente a origem do vírus e os primeiros dias do surto", disse o secretário sem mencionar diretamente a China, onde os primeiros casos humanos conhecidos de covid-19 surgiram na cidade de Wuhan, em dezembro de 2019.

Origem do novo coronavírus

A origem do vírus é fortemente contestada. Em relatório divulgado em março, escrito em conjunto com cientistas chineses, uma equipe liderada pela OMS, que passou quatro semanas em Wuhan em janeiro e fevereiro, disse que o vírus provavelmente foi transmitido de morcegos para humanos por meio de outro animal, e que "a introdução por meio de um incidente de laboratório foi considerada um caminho extremamente improvável".

Sobre uma nova missão de acompanhamento, o porta-voz da OMS Tarik Jasarevic disse à Reuters na segunda-feira (24) que a agência estava revisando as recomendações do relatório em nível técnico. “As equipes técnicas prepararão uma proposta para os próximos estudos que deverão ser realizados e a apresentarão ao diretor-geral para sua consideração”, disse ele, referindo-se ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Jasarevic, lembrando observações de Tedros em 30 de março, disse que mais estudos seriam necessários em uma série de áreas, incluindo a detecção precoce de casos e clusters, os papéis potenciais dos mercados de animais, a transmissão por meio da cadeia alimentar e a hipótese de incidentes de laboratório.