pandemia

Pernambuco tem 65, das 184 cidades do Estado, com alta contaminação por covid-19; veja a lista

Os municípios com altos casos da covid-19 estão em período de quarentena rígida durante todos os dias

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 27/05/2021 às 17:30
Bruno Campos/ JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/ JC Imagem

Após o aumento de casos da covid-19 no Agreste, principalmente nas regiões de Caruaru e Limoeiro, e a possível circulação de uma nova variante da doença, o secretário estadual de Saúde, André Longo, e a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, reforçaram durante coletiva online as medidas restritivas nessas localidades. Das 184 cidades de Pernambuco (sem contar o arquipélogo de Fernando de Noronha), 65 municípios estão com a contaminação da covid-19 em alta e todas passam por um período de quarentena rígida durante os sete dias da semana.

>>>Covid-19: 'Até raves foram registradas no último fim de semana', lamenta secretário de Pernambuco

>>>Veja lista das 65 cidades de Pernambuco que seguem quarentena rígida nos dias de semana a partir desta quarta (26)

>>>Quais máscaras garantem melhor proteção contra a covid-19? Veja ranking baseado em estudo da USP

>>>Máscara de tecido protege do coronavírus? E de TNT? Médico responde

''A gente precisa frear essa alta da contaminação em 65 municípios de Pernambuco, de modo especial. a partir disso, todas as atividades, exceto por aquelas que estão no anexo 2 do decreto (serviços essenciais). Todas as atividades que foram excepcionalizadas podem funcionar, mas respeitando sempre todos os protocolos sanitários e evitando qualquer tipo de aglomeração'', explicou Ana Paula Vilaça. Veja a lista dos municípios abaixo:

  • Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Surubim e Vertente do Lério.
  • Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhus, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.
  • Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

A preocupação também existe no Grande Recife e na Zona da Mata do Estado, regiões que, de acordo com o secretário, também estão sendo monitoradas. "Também estamos atentos à situação da Região Metropolitana e da Zona da Mata, já que na primeira macro, em uma escala menor, também registrou dados preocupantes, com aumento de 9% nas solicitações de UTI em uma semana, e 9,8% em 15 dias. Além do aumento de 15% e 16,7% nas notificações de síndrome respiratória aguda grave em uma semana e em quize dias, respectivamente"

Variante da covid-19

Já André Longo, voltou a comentar sobre o pedido de apoio ao Ministério da Saúde para investigar a presença de uma nova variante do novo coronavírus no Agreste de Pernambuco. Na última segunda-feira (24), o Governo de Pernambuco ampliou as restrições para evitar a propagação da covid-19. A vigilância genômica é responsável por monitorar essas novas variantes do novo coronavírus.

> A gente está avaliando a presença de uma nova variante no Agreste, alerta secretário de Saúde de PE

As frequentes mutações do Sars-CoV-2 que ocorrem durante sua replicação podem levar ao surgimento de novas variantes, que podem ter uma melhor adaptação aos humanos. Essas novas variantes preocupam os cientistas e órgãos de Saúde, pois podem levar a versões do vírus mais resistentes à prevenção ou ao tratamento.

Quem pode se vacinar contra a covid-19?

O Governo de Pernambuco autorizou a vacinação da covid-19 para uma nova faixa etária, além do grupo de professores e rodoviários. Diante dessa novidade, a lista de grupos liberados em todo o Estado para receber a vacina contra a covid-19 aumentou. A reportagem da TV Jornal e Rádio Jornal mostra quem está apto, até o momento, para receber as doses do imunizantes. Clique aqui e confira a lista completa.

> Pode consumir bebida alcoólica após receber a vacina contra a covid-19?

Vale lembrar que, conforme a vacinação avança, o Governo de Pernambuco deve autorizar novas profissões e também diminuir a faixa de idade para que outras pessoas sejam vacinadas contra a covid-19. É importante também frisar que cada prefeitura tem a liberdade para montar o esquema e diretrizes para vacinar a população.