proibição

Governo de Pernambuco proíbe que Copa América seja realizada no Estado

A Arena de Pernambuco seria escolhida como um dos estádios para a Copa América no Brasil

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 31/05/2021 às 13:55
Foto: Chico Andrade/ Setur PE
FOTO: Foto: Chico Andrade/ Setur PE

Após a repercussão do anúncio do Brasil como sede da Copa América, que deve ser realizada pela Conmebol entre junho e julho de 2021 e tendo a permissão do presidente Jair Bolsonaro, o Governo de Pernambuco emitiu uma nota oficial e afirmou que o Estado não receberá jogos do torneio devido aos altos números de casos da covid-19. A confederação internacional ainda não havia confirmado a Arena de Pernambuco como um dos estádio, mas o governo estadual decidiu se antecipar a divulgação da tabela.

O Estado de Pernambuco totaliza 482.157 casos confirmados da doença, sendo 44.795 graves e 437.362 leves, e 15.862 mortes pela covid-19.

Confira abaixo a nota na íntegra

O Governo de Pernambuco monitora, de forma permanente, por meio do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, os indicadores da doença no Estado. Nas últimas semanas, foi identificada uma nova aceleração dos casos, que motivou novas medidas restritivas no Agreste e na Região Metropolitana.

Apesar de ainda não ter sido procurado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Governo do Estado reforça que o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco.

Entenda o caso

Inicialmente, a Copa América seria disputada pela primeira vez em dois países-sedes. No entanto, a Colômbia desistiu de receber a competição devido a crescente tensão social no país e a repressão violenta por parte da polícia aos protestos. Em seguida, a Argentina (outra sede) afirmou que à piora da pandemia de covid-19 no país impossibilita a realização da competição.

De acordo com a Conmebol pesou para o Brasil o fato de ter sediado o torneio em 2019 (vencida pela Seleção Brasileira) e o fato de ter mais estádios em boas condições para os jogos das equipes nacionais da América do Sul.

Ainda segundo a confederação, as datas de início e término do Copa América estão confirmadas para 13 de junho e 10 de julho, e a tabela deve ser anunciada "nas próximas horas". A Conmebol deseja fazer a final no Maracanã.