saúde

Covid-19: Secretária de Saúde divulga resultado de análise sobre variante com mais casos em Pernambuco

Análises foram feitas, a pedido do governo estadual, pela Fiocruz Pernambuco e pelo Lika/UFPE

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 04/06/2021 às 16:16 | Atualizado em 14/11/2022 às 17:53
Miva Filho/SES
FOTO: Miva Filho/SES

Os resultados de novos sequenciamentos genéticos de amostras positivas para a covid-19 apontaram que a variante P.1 do novo coronavírus é a linhagem que predomina atualmente em Pernambuco.

As análises a pedido da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), indicaram também que não há circulação, no momento, da cepa B.1.617, relatada inicialmente na Índia.

Nesta sexta-feira (04), uma nova rodada de sequenciamento, com casos exclusivamente do Agreste, seguirá para que seja possível continuar analisando o perfil epidemiológico da doença na região.

Ao todo, 233 amostras foram analisadas – sendo 141 testes de pacientes diagnosticados entre janeiro e abril deste ano, sequenciadas pela Fiocruz PE, e 92 amostras biológicas de pessoas confirmadas para a doença em maio, analisados pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA/UFPE).

Do total de exames encaminhados, 37 foram de pessoas residentes em municípios localizados no Agreste de Pernambuco.

"É importante ressaltar, no entanto, que a vigilância em relação às variantes deve ser reforçada principalmente pelo governo federal, responsável pela fiscalização de portos e aeroportos, principais portas de entrada das variantes", ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Amostras da Covid-19

Das amostras sequenciadas no LIKA, todas referentes a pacientes que colheram o material para detecção da doença ainda no último mês de maio:

  • 46,3% eram da variante P.1,
  • seguida de 23,2% da variante B.1
  • de 20,7% da variante P1.1.

A variante B1.1.28 representou 3,7% das amostras, enquanto a variante B1.1 correspondeu a 2,4%. As variantes P2, B1.2, e B1.566 corresponderam a 1,2% cada.

VEJA TAMBÉM: Homem é diagnosticado com varíola dos macacos, covid-19 e HIV ao mesmo tempo em caso inédito

Já no Instituto Aggeu Magalhães, nas amostras referentes ao mês de janeiro, 76% foram classificadas como P.2 e 5% como P.1.

Dos exames de fevereiro, 58% foram classificados como P.1 e 40% como P.2.

Nas análises de março, 87% foram identificadas como P.1 e 11% delas como a variante P.2. Já nas análises referentes ao mês de abril, todas foram classificadas como P.1.