PROJETO EMPREENDER

Projeto Empreender da TV Jornal olha para o futuro para responder dúvidas do presente

Projeto Empreender da TV Jornal encerra temporada 2021 discutindo o empreendedorismo do futuro

Fabíola Blah
Fabíola Blah
Publicado em 06/06/2021 às 10:06 | Atualizado em 14/11/2022 às 14:13
JAILTON JR/JC IMAGEM
FOTO: JAILTON JR/JC IMAGEM

Tirar uma ideia do papel e transformar em sustento, realização, emprego, sem desconsiderar o papel que essa empreitada vai representar na sociedade, que impactos vai gerar, que transformações vai proporcionar.

Empreender é, em certa medida, refletir sobre todos esses aspectos, com um denominador comum: planejar, antecipar tendências, olhar adiante e aplicar, no presente, estratégias e tecnologias de futuro.

Foi com esses temas em mente que o Projeto Empreender, da TV Jornal, apresentou, neste sábado (05/06), o último episódio da série.

Durante todo o mês de maio - e comecinho de junho, a iniciativa da emissora apresentou histórias de empreendedores de Pernambuco:

  • marcas que acabaram de chegar ao mercado, outras já consolidadas;
  • empresas do Recife e de várias cidades do interior;
  • empreendimentos voltados para públicos amplos e restritos.

No episódio deste sábado, o foco foi o futuro.

Por isso, o futurista Jacques Barcia chegou para explicar a própria profissão e para destacar a importância de analisar o que está por vir, as tendências que se apresentam na sociedade e o quanto essa antecipação pode ser benéfica para quem quer empreender.

Do Recife, o Empreender contou a história da Navegue, uma startup de soluções hidroviárias que colocou o rio Capibaribe no centro do seu negócio.

O app Navegue Recife conecta pessoas que precisam se deslocar pela cidade com barqueiros que já se movimentam pelo Capibaribe.

A necessidade de uns pode representar mais oportunidades de trabalho para os outros: quem faz a ponte - via rio - é a tecnologia.

Tecnologia e inovação também são os combustíveis da Lavanderia Céu Azul, em Toritama, Agreste de Pernambuco.

Dentro do Pólo de Confecções, ela é uma das empresas que atua com um olho no futuro: o sistema de tratamento existente dentro da companhia permite o reúso da água das lavagens do tecido, reduzindo o impacto do processo no meio ambiente.

Fechando a série com chave de ouro, o Empreender traz a visão de futuro do Magazine Luiza, referência quando o assunto é varejo e transformação digital.

A empresa amplia o próprio mix de produtos com uma estratégia para lá de inteligente: está oferecendo parceria a micro, pequenos e médios empreendedores para serem digitais junto com o Magalu. Desse jeito, todo mundo sai ganhando.

Reveja o quarto e último episódio do Projeto Empreender: