![JAILTON JR/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/img/imagens/2021/06/05/bbd54f77c2_empreender04_caio1366.jpg)
Tirar uma ideia do papel e transformar em sustento, realização, emprego, sem desconsiderar o papel que essa empreitada vai representar na sociedade, que impactos vai gerar, que transformações vai proporcionar.
Empreender é, em certa medida, refletir sobre todos esses aspectos, com um denominador comum: planejar, antecipar tendências, olhar adiante e aplicar, no presente, estratégias e tecnologias de futuro.
Foi com esses temas em mente que o Projeto Empreender, da TV Jornal, apresentou, neste sábado (05/06), o último episódio da série.
Durante todo o mês de maio - e comecinho de junho, a iniciativa da emissora apresentou histórias de empreendedores de Pernambuco:
- marcas que acabaram de chegar ao mercado, outras já consolidadas;
- empresas do Recife e de várias cidades do interior;
- empreendimentos voltados para públicos amplos e restritos.
No episódio deste sábado, o foco foi o futuro.
Por isso, o futurista Jacques Barcia chegou para explicar a própria profissão e para destacar a importância de analisar o que está por vir, as tendências que se apresentam na sociedade e o quanto essa antecipação pode ser benéfica para quem quer empreender.
Do Recife, o Empreender contou a história da Navegue, uma startup de soluções hidroviárias que colocou o rio Capibaribe no centro do seu negócio.
O app Navegue Recife conecta pessoas que precisam se deslocar pela cidade com barqueiros que já se movimentam pelo Capibaribe.
A necessidade de uns pode representar mais oportunidades de trabalho para os outros: quem faz a ponte - via rio - é a tecnologia.
Tecnologia e inovação também são os combustíveis da Lavanderia Céu Azul, em Toritama, Agreste de Pernambuco.
Dentro do Pólo de Confecções, ela é uma das empresas que atua com um olho no futuro: o sistema de tratamento existente dentro da companhia permite o reúso da água das lavagens do tecido, reduzindo o impacto do processo no meio ambiente.
Fechando a série com chave de ouro, o Empreender traz a visão de futuro do Magazine Luiza, referência quando o assunto é varejo e transformação digital.
A empresa amplia o próprio mix de produtos com uma estratégia para lá de inteligente: está oferecendo parceria a micro, pequenos e médios empreendedores para serem digitais junto com o Magalu. Desse jeito, todo mundo sai ganhando.