doença rara

FUNGO PRETO: Veja quais estados do Brasil já têm casos da murcomicose

A infecção por mucormicose, quadro conhecido popularmente como 'fungo negro', já foi confirmada em alguns estados do Brasil

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 07/06/2021 às 21:10 | Atualizado em 31/10/2022 às 17:04
Reprodução: Youtube
FOTO: Reprodução: Youtube

A infecção por mucormicose, quadro conhecido popularmente como 'fungo negro', já foi confirmada em alguns Estados do Brasil, incluindo Pernambuco.

A doença preocupa a população, por causa da possibilidade de associação com a covid-19, em um período em que os números de casos do novo coronavírus seguem em alta durante e ainda estamos na pandemia.

Durante todo o ano de 2020, de acordo com o Ministério da Saúde, foram 36 casos registrados, e a tendência é que o número de infectados pelo 'fungo negro' aumente em 2021.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, apenas quatro casos foram após infecção por covid-19. Esses registros do 'fungo negro' no Brasil aconteceram em Araguaína (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN) e São Paulo (SP).

De janeiro de 2018 até hoje foram registrados um total de 137 casos da doença no Brasil. O ano de 2019 apresentou o maior número de registros, sendo 47 casos.

 

Casos de Fungo Preto no Brasil preocupam?

Apesar das primeiras notícias sobre casos de ‘fungo negro’ deixaram todo mundo assustado, especialistas na área da saúde acreditam que a possibilidade do cenário do 'fungo negro' do país asiático acontecer no nosso país é muito baixa.

Dito isso, os casos de Fungo Negro não são motivo de grande alarme também em outros lugares do mundo, mas pode virar epidemia na Índia.

Os fungos que provocam essa condição problemática na Índia e a tensão em vários países são conhecidos como Rhizopus, Rhizomucor e Mucor.

Eles estão presentes no Brasil e podem ser observados no bolor do pão e das frutas, por exemplo. A condição de saúde de cada um pode ser fator determinante para causar estragos em algumas pessoas e outras sequer serem afetadas pelo 'fungo negro'.