COVID-19

COVID-19: Veja mitos e verdades sobre o coronavírus

A Covid-19 veio dos morcegos? O vírus foi fabricado em laboratório? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a doença

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 07/06/2021 às 16:35 | Atualizado em 31/10/2022 às 18:35
Reprodução: Internet
FOTO: Reprodução: Internet

Todos os dias, milhares de informações sobre a covid-19 são lançadas na internet. Mas nem todas elas são verdadeiras.

Por diversos motivos, há pessoas que divulgam mentiras sobre a existência e a origem do coronavírus. Por isso, é preciso conhecer os mitos e as verdades sobre o novo coronavírus.

Confira abaixo mitos e verdades sobre a covid-19

1 - Existem outros tipos de coronavírus? (VERDADE)

Nos últimos 20 anos, tipos distintos de coronavírus já causaram epidemias pelo mundo. Em 2003, o sul da China foi afetado por outro vírus que causa a síndrome respiratória aguda grave (SRAG), o SARS-CoV.

Esse vírus é um “parente próximo” — quase irmão — do novo coronavírus. Naquela época, ele se espalhou rapidamente para outros países e causou muitas mortes em poucos meses, chegando a uma fatalidade de até 50% nos idosos.

Isso significa que, a cada 100 idosos com a doença, 50 deles morriam. Felizmente, não se tornou uma pandemia!

Em 2012, outro tipo de coronavírus causou a síndrome respiratória do Oriente Médio — que foi chamada de MERS.

O MERS-CoV possivelmente passou para nós pelos dromedários (um animal semelhante ao camelo) e também deve ter tido contato com morcegos.

Ele era bem agressivo e matava 35 pessoas a cada 100 infectados. Felizmente, essa pandemia também não se alastrou devido ao trabalho de controle feito pela Organização Mundial de Saúde.

2 - Outros coronavírus infectam os animais? (VERDADE)

Existem, também, outros tipos de coronavírus que causam doenças na gente e em outros animais:

o HCoV-OC43 é um dos vírus que causa o resfriado comum, esse que quase todo mundo pega todo ano;
o FCoV é um coronavírus que infecta os gatos domésticos há muitos anos.

Não se preocupe: ele não passa para os humanos! Mas pode causar uma doença grave nos felinos. Felizmente, já tem uma vacina contra ele.

Tome cuidado: é mito que essa vacina funciona para covid-19; um outro coronavírus, o baleia-beluga-coronavírus SW1, foi responsável pela morte de várias baleias. Curiosamente, ele não ataca o pulmão, mas o fígado.

VEJA TAMBÉM: Máscara de tecido protege do coronavírus? E de TNT? Médico responde

3 - O coronavírus pode ter vindo dos morcegos? (VERDADE)

No caso do SARS-CoV-2, que causa a covid-19, seu material genético é muito parecido com aquele presente em outro tipo de coronavírus, que é encontrado em morcegos.

Essa análise é feita por meio de técnicas de análise genética. Dessa forma, é possível comparar o material genético de diferentes espécies e encontrar semelhanças ou diferenças, como se fosse um jogo dos sete erros.

Esse achado sugere para os cientistas que existe uma relação entre esse vírus da natureza e o vírus que está causando a pandemia hoje.

4 - O coronavírus foi fabricado em laboratório? (MITO)

O “salto” de um vírus que existe em animais para os seres humanos não é novidade.

VEJA TAMBÉM: COVID-19: cachorros podem ajudar no diagnóstico da doença; entenda como

Na verdade, é assim que surge grande parte das doenças por vírus, como na pandemia de 2009 da gripe suína e nas epidemias passadas de outros coronavírus, causando o SARS e o MERS. Como explicamos, é assim que surgem as zoonoses.

Por esses motivos, é consenso na ciência de que o novo coronavírus surgiu sem intervenção humana, de forma natural.

As pesquisas para determinar seu caminho de animal a animal até chegar a nós continuam em atividade ao redor do mundo e podem ajudar a responder as dúvidas que ainda existem. No entanto, a culpa não é dos bichos, mas dos homens que os retiram do seu ambiente natural.

5 - O coronavírus é uma invenção para prejudicar a economia? (MITO)

Tem pessoas que não acreditam que o coronavírus existe e falam que ele é uma invenção da mídia. No entanto, há pessoas enfrentando a doença em hospitais de todo o mundo, especialmente os idosos.

6 - A prevenção e o cumprimento dos protocolos de segurança funcionam? (VERDADE)

Outra boa notícia! As medidas preventivas, como uso de máscara, lavagem frequente de mãos, isolamento dos casos suspeitos, distanciamento social, funcionam!

Se você seguir todas as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde, poderá reduzir as chances de que a doença acometa você e/ou seus familiares.