ELIMINATÓRIAS

Brasil vence o Paraguai, quebra tabu de 35 anos e dispara na liderança das Eliminatórias

A seleção brasileira bateu o Paraguai por 2x0, em Assunção, com gols marcados por Neymar e Paquetá

Filipe Farias
Filipe Farias
Publicado em 08/06/2021 às 23:24 | Atualizado em 24/10/2022 às 14:30
Lucas Figueiredo/ CBF
FOTO: Lucas Figueiredo/ CBF

Com um gol relâmpago, logo aos três minutos, e outro no último minuto de jogo, o Brasil venceu o Paraguai por 2x0, nesta terça-feira (8), no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, quebrando um tabu que já durava 35 anos sem vitórias em solo paraguaio.

O gols da partida foram marcados por Neymar e Paquetá. Com a vitória, os brasileiros dispararam na liderança das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022, chegando aos 18 pontos e abrindo seis da Argentina, vice-líder.

A seleção brasileira só volta a jogar pelas Eliminatórias no mês de setembro. Entretanto, no próximo domingo (13), já estreia na Copa América diante da Venezuela, às 18h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

O JOGO ENTRE BRASIL X PARAGUAI 

Mostrando o porquê é o líder isolado e com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias, a seleção brasileira não se intimidou por estar jogando fora de casa e iniciou a partida se impondo diante do Paraguai em pleno estádio Defensores del Chaco.

Sem dar nem tempo de os donos da casa respirarem, o Brasil já estava na frente do placar com três minutos de bola rolando.

Em rápida descida de Gabriel Jesus pela direita, o atacante cruzou para área, Richarlison furou na finalização, mas dominou na área e finalizou na saída do goleiro Antony Silva: 1x0.

Os paraguaios, por sua vez, buscaram dar uma resposta imediata em busca do empate e quase encontrou.

Aos sete minutos, após cruzamento na área, a zaga brasileira afasta parcialmente o perigo e, no rebote, mesmo de muito longe, Alderete disparou uma bomba... A bola tinha o endereço do ângulo, mas Ederson voou para evitar o gol. Bela defesa.

 

Com uma escalação bastante ofensiva, no 4-2-4, atuando com quatro atacantes, o Brasil apertava bastante a saída de jogo do Paraguai e, sempre que roubava a bola, já conseguia levar perigo por ter muitos homens de frente posicionados para finalizar.

Como aconteceu aos 12 minutos, com Fred roubando a bola e fazendo ótimo lançamento para Richarlison receber dentro da área, mas na hora de finalizar acabou mandando em cima de Antony Silva.

Mesmo pressionado, o Paraguai, por vezes, conseguia levar perigo à meta de Ederson.

Aos 23, o lateral-direito Rojas fez excelente jogado individual, dando uma caneta em Alex Sandro e cruzando rasteiro para Almirón receber na área e finalizar rasteiro, mas, pra sorte brasileira, a bola desviou no pé de Éder Militão e saiu em escanteio.

Dez minutos depois, o Brasil voltou a levar perigo. Em cobrança de falta na entrada da área, Neymar bateu com precisão, mas a bola passou ao lado da trave esquerda do goleiro Antony Silva, que ficou só olhando e torcendo pra ela sair.

Já nos acréscimos, a seleção brasileira balançou novamente as redes, mas o gol foi invalidado. Aos 46, Neymar cobrou falta rápida lançando Richarlison, que dominou a bola, invadiu a área e finalizou no canto, mas o bandeira marcou impedimento corretamente.

Na volta da etapa complementar, os brasileiros seguiam com a mesma imposição ofensiva. Logo aos nove, Neymar cobra escanteio, Marquinhos se desvencilha da marcação e sobe livre para testar para o chão, mas a bola caprichosamente passou raspando a trave direita do Paraguai.

O Brasil passou a abusar de perder chances de gols. Aos 18, Gabriel Jesus roubou a bola do adversário, carregou pelo meio e, ao chegar na meia luda da grande área, abriu para Neymar entrar livre pela esquerda e finalizar cruzado pela linha de fundo. Boa chance desperdiçada.

> Quando começa a Copa do Mundo 2022? Veja datas e horários dos jogos da Seleção Brasileira

Como o Paraguai buscava sair mais para o jogo, os comandados de Tite passaram a explorar os contra-ataques. 

Numa dessas saídas rápidas, aos 24, Richarlison tabelou com Neymar ainda no campo defensivo e disparou em velocidade, arrastando quatro marcadores e invadiu a área.

Mas na hora de finalizar, acabou mandando em cima do goleiro Antony Silva, que ao sair da meta ainda acabou se chocando com o zagueiro Gustavo Gómez.

Na reta final, os paraguaios resolveram pressionar o Brasil e quase chega ao empate. Aos 41, após bate-rebate dentro da área, Espínola pega a sobra e finaliza colocado, mas Ederson faz a ponte e segura com firme.

Apesar da iniciativa paraguaia, quem alterou o placar foi o Brasil. Aos 47, Paquetá recebeu passe de Neymar dentro da área e finalizou com tranquilidade no canto do goleiro Antony Silva marcando o 2x0 e mantendo os 100% de aproveitamento da seleção.

Ficha do jogo Brasil x Paraguai

PARAGUAI

Antony Silva; Robert Rojas (Alberto Espínola), Gustavo Gómez, Alderete e Júnior Alonso; Gastón Giménez (Ávalos), Ángel Cardozo (Bareiro), Villasanti (Óscar Romero), Arzamendia e Almirón; Ángel Romero (Samudio). Técnico: Eduardo Berizzo.

BRASIL

Ederson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Fred (Paquetá); Gabriel Jesus (Everton), Firmino (Douglas Luiz), Neymar e Richarlison (Gabriel Barbosa). Técnico: Tite.

  • Local: estádio Defensores del Chaco, em Assunção (PAR).
  • Árbitro: Patrício Loustau, da Argentina. 
  • Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade, ambos da Argentina.
  • Gols: Neymar, aos três do 1º tempo. Paquetá, aos 47 do 2º tempo.
  • Cartões amarelos: Gustavo Gómez, Ángel Cardozo, Bareiro, Júnior Alonso, Alderete (PAR) e Fred, Gabriel Jesus (BRA).

https://jc.ne10.uol.com.br/blogs/torcedor/2022/10/15103568-quando-comeca-a-copa-do-mundo-2022-veja-datas-e-horarios-dos-jogos-da-selecao-brasileira.html