VACINAÇÃO

Prefeito de Olinda garante vacinação contra a covid-19 de profissionais da imprensa a partir de segunda-feira (14)

Através de uma rede social, o professor Lupércio informou que os profissionais de imprensa que trabalham em Olinda podem se vacinar na próxima semana

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 09/06/2021 às 20:42 | Atualizado em 03/08/2022 às 14:29
Beto dlc/JC Imagem
FOTO: Beto dlc/JC Imagem

No dia marcado pela mobilização nacional dos profissionais de imprensa para que a categoria tenha prioridade na vacinação contra a covid-19, por ser essencial no combate à pandemia do novo coronavírus, o prefeito de Olinda, professor Lupércio (Solidariedade), anunciou na noite desta quarta-feira (9) que, jornalistas e radialistas que trabalham na cidade poderão ser vacinados a partir da próxima segunda-feira (14).

Na sua conta no Instagram, professor Lupércio falou sobre a iniciativa:

"Nesse dia de luta pela vacinação dos profissionais de imprensa, quero anunciar que os jornalistas e radialistas que trabalham em Olinda podem se vacinar a partir da próxima segunda-feira. A luta contra a pandemia não pode ser feita sem o trabalho da imprensa, que é essencial para toda a sociedade. É com grande alegria que garantimos a vacinação de jornalistas e radialistas que trabalham em Olinda a partir de segunda", falou o prefeito do município.

Em outro trecho, professor Lupércio reconheceu o empenho das duas categorias de comunicação durante esse período de pandemia e também falou sobre a nova faixa etária de vacinação.

"Além da vacinação desse importante grupo que faz parte dos serviços essenciais e não parou nem por um minuto, mantendo sempre a população informada, vamos repassar amanhã os detalhes sobre o avanço da faixa etária para a imunização do público geral", informou. o prefeito.

VACINA A IMPRENSA

Profissionais de veículos de imprensa protestam nesta quarta-feira (9) para terem o direito de receber a vacina contra a covid-19 com prioridade. Há atos em vários estados do país.

No Recife, os jornalistas se reúnem na Rua da Aurora, no centro, e devem seguir até o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, para pedir a imunização.

Desde o início da pandemia da covid-19, no início de 2020, foi consenso no país que a imprensa é um serviço essencial, uma vez que é justamente por meio dos jornais, sites, emissoras de TV e de rádio que a população tem acesso às informações sobre o andamento da crise sanitária nas cidades e sobre a forma correta de evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Jornalistas fazem protesto pedindo vacinação contra a covid-19
Jornalistas fazem protesto pedindo vacinação contra a covid-19
Divulgação/Sinjope

No entanto, até este mês de junho de 2021, cinco meses após o início da vacinação no país, poucos estados incluíram os jornalistas na lista de grupos prioritários. Bahia e Maranhão são alguns dos poucos estados que já começaram a imunizar a categoria.

“Não se combate uma pandemia sem informação verdadeira, e quem é responsável pela entrega dessas informações necessárias são homens e mulheres que saem todos os dias de casa, se arriscam na frente de hospitais, em pontos de vacinação [por exemplo]. Então, é uma questão prioritária. Se o jornalista é uma categoria essencial para trabalhar, também deve ser prioritária para receber a vacina”, disse o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope), Severino Júnior.