pandemia

Vacinas da Janssen são também para cidades de Pernambuco em situação mais grave de covid-19; veja quais

O governador Paulo Câmara afirmou que o Ministério da Saúde irá entregar lotes de vacina contra a covid-19 da Janssen

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 10/06/2021 às 17:07 | Atualizado em 28/07/2022 às 16:52
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

Em pronunciamento, o governador Paulo Câmara informou que as vacinas da Janssen também serão distribuídas para cidades do Agreste e do Sertão de Pernambuco.

Além do Recife, os municípios de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados Ingazeira e Serra Talhada, atualmente com patamares altos de contaminação, irão receber doses do imunizante para acelerar a vacinação da população contra a covid-19.

De acordo com o governador, o Ministério da Saúde prometeu que as doses chegarão ao Brasil na próxima semana.

“A velocidade da pandemia no nosso Estado não obedece a um critério uniforme. Por isso, pactuamos com os municípios uma estratégia diferente para a distribuição da vacina da Janssen. Esse é mais um anúncio importante na nossa luta contra o novo coronavírus”, afirmou Paulo Camâra.

Ainda segundo o governo estadual, a vacina contra a covid-19 da Janssen oferece a imunização com dose única e, com isso, permite dar maior rapidez ao processo de vacinação completa as pessoas.

“Esses municípios são grandes centros comerciais e de serviços do interior do Estado. Com mais gente imunizada em menos tempo, poderemos ajudar a conter a aceleração da doença no Agreste e no Sertão”, completou o governador.

Pandemia no Interior

A preocupação com os casos da covid-19 no Interior de Pernambuco não é recente. Em maio, o secretário de saúde do Estado, André Longo, chegou a afirmar que o Agreste vive o pior momento desde o inicio da pandemia da covid-19.

''A saturação da rede de saúde por lá está gerando uma fila por leitos crescente. Por isso, estamos tendo que dar suporte (de insumos) a alguns municípios", afirmou.

Nova variante em Pernambuco?

Ainda segundo Longo, a situação crítica de altos índices na região do Agreste levam a crer na possibilidade de uma nova variante da covid estar presente no estado.

> 'Se confirmada a variante do coronavírus em Pernambuco, pediremos ajuda ao Governo Federal', diz secretário

"Já dividimos essa preocupação com o Ministério da Saúde, inclusive falei por telefone com o ministro Queiroga, da necessidade de uma vigilância genômica de forma mais ágil, mais rápida, já que o Brasil ainda peca na avaliação dessas variantes através do sequenciamento genético. Então, já separamos amostras mais recentes, desse mês de maio, para sequenciamento, e pedimos suporte ao Governo Federal para nos ajudar com isso", completou.