SÃO JOÃO DANADO DE BOM

Forró de verdade é marca de Elba na live-show da TV Jornal

São João Danado de Bom traz a cantora de volta a Caruaru para apresentação realizada pela TV Jornal, neste sábado

Fabíola Blah
Fabíola Blah
Publicado em 18/06/2021 às 8:38 | Atualizado em 26/06/2022 às 21:42
Divulgação
FOTO: Divulgação

Neste sábado (19/06), a TV Jornal realiza a live-show do projeto São João Danado de Bom, cuja estrela é a cantora Elba Ramalho. Depois de dois anos sem se apresentar nas festas juninas de Pernambuco, a paraibana estará de volta a Caruaru para uma apresentação exclusiva.

“Não é segredo que eu tenho uma ligação muito forte com Caruaru e com Pernambuco. Vejo a live como um grande paradoxo: não vou ter ninguém me assistindo ali no local, mas graças à tecnologia, nosso alcance será imenso”, destaca Elba.

A live começa às 21h30 nas plataformas digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).

Para acompanhar, basta acessar os perfis dos veículos TV Jornal, TV Jornal Interior, NE10 e NE10 Interior, no Facebook ou Instagram. O canal de Elba no YouTube retransmite o show. A partir das 22h30, quem preferir pode assistir também pela televisão, sintonizando na TV Jornal/SBT.

“Além de todo o simbolismo que Caruaru tem, habitualmente eu começo a minha turnê de São João por lá. Então a expectativa é sempre muito grande, um misto de muitos sentimentos. O desejo de cantar, de pegar a estrada, de retornar a Caruaru. A curiosidade para saber se o repertório vai funcionar, se as coreografias estão bem ensaiadas com os bailarinos, se o figurino consegue expressar o nosso sentimento. É uma grande estreia!”, diz a paraibana.

A live-show de Elba também é solidária: vai arrecadar donativos para o Projeto Transforma, que apoia o trabalho de músicos e demais envolvidos na cadeia produtiva do São João.

“Devido à pandemia, o fluxo de trabalho para esses profissionais foi profundamente reduzido, então estamos fazendo a nossa parte para colaborar com todos eles”, explica Joaquim Júnior, gerente de Marketing e Programação da TV Jornal Interior.

O São João Danado de Bom é realizado pela TV Jornal e tem o oferecimento de Brilux, TIM, JCL Casa e Construção, Uninassau e Unimed Caruaru.

Forró de verdade

Os órfãos do São João – esta sendo a segunda vez consecutiva que os festejos são suspensos, devido à pandemia da covid-19 – podem esperar o melhor do repertório do período.

“Como intérprete, tenho a liberdade de escolher a canção mais bonita, aquela que tem algo para nos contar, nos emocionar. Ainda não decidi o repertório, deixo a minha banda doidinha, mas é claro que vai ter Gonzaga, Jackson, Dominguinhos, Nando Cordel, Jorge de Altinho, Petrúcio… Quero que todo mundo afaste os móveis da sala e, na segurança e no conforto da sua casa, dance muito comigo. O São João pode ser virtual, mas o forró é de verdade”, resume Elba.

Em relação às repercussões que a pandemia tem gerado, a cantora lamenta, principalmente, o distanciamento.

“Carnaval e São João são festas populares que tem a alegria e a aglomeração como traços marcantes. E esse vírus impede um abraço, um afago, nos torna distantes; é justamente o nosso oposto. O impacto é gigantesco, mas temos que crescer nestes momentos difíceis. O isolamento é físico, mas precisamos continuar acolhendo e ajudando da forma que pudermos. Acredito que não só as manifestações culturais serão valorizadas, mas a vida também será mais valorizada. Como diz Lenine: ‘a vida é tão rara…'”, filosofa.

Para Elba, a necessidade de distração foi intensificada com a pandemia e a arte é o meio mais eficiente para atingir esse objetivo.

“Arrisco dizer que a arte foi a nossa sanidade. Imaginem como seria atravessar este momento sem música, sem as séries de TV, sem livros, sem entretenimento?”, questiona.

Além disso, o nascimento da neta e a produção de um novo disco também foram experiências positivas para a cantora, apesar das circunstâncias.

“Meu filho produziu meu último disco em casa, com todos os músicos participando de forma remota. A música nos uniu e me faz celebrar a vida. O disco se chama ‘Eu e vocês’ e é um trabalho lindo!”, comemora.

Atenta às lições do presente e com olhos para o futuro, Elba acredita que, sendo passageira, a vida exige de nós a preocupação apenas com o que verdadeiramente importa.

“Não devemos desperdiçar um só segundo com coisas pequenas. Neste último álbum, gravei uma composição de Chico César e Marcelo Jeneci que se chama ‘Felicidade’ e diz o seguinte: ‘Tem vez que as coisas pesam mais do que a gente acha que pode aguentar… Nessa hora fique firme, pois tudo isso logo vai passar’. Sou muito religiosa e rezo todos os dias pedindo misericórdia por todos nós”, encerra.

Toda a produção da live-show com Elba Ramalho acontece de modo a respeitar os protocolos sanitários de convivência com a pandemia. Uso de máscaras, higienização das mãos com álcool e distanciamento são regras com as quais todos se comprometeram.

Além disso, a equipe completa está sendo testada dentro do prazo necessário para garantir a segurança na data de realização do evento.