feriado

SÃO JOÃO: Veja o que abre e o que fecha na quinta-feira (24), em Pernambuco

O Dia de São João, celebrado na próxima quinta-feira (24), deve afetar o funcionamento dos serviços de Pernambuco

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 21/06/2021 às 14:40 | Atualizado em 14/09/2022 às 17:22
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

Celebrado na próxima quinta-feira (24), o Dia de São João deve afetar o funcionamento dos serviços de Pernambuco, mesmo sem a realização dos tradicionais festejos juninos, a exemplo da cidade de Caruaru, no Agreste do Estado, e um dos principais polos do Brasil.

Algumas atividades sofrerão mudanças nos horários de funcionamento também na quarta-feira (23) e na sexta-feira (25).

É o segundo ano que as festas em comemoração ao Dia de São João precisaram ser canceladas por conta da pandemia da covid-19. 

.

Veja abaixo como ficará o funcionamento de alguns serviços:

Shoppings

RioMar

As lojas do RioMar funcionarão das 12h às 21h. O mall lembra que está operando de segunda à sexta-feira das 10h às 22h, no sábado das 10h às 21h, e no domingo das 12h às 21h.

Shopping Recife

O Shopping Recife informa que na próxima quinta-feira (24), feriado de São João, o mall funcionará das 12h às 21h para todas as atividades comerciais.

O centro de compras registra ainda que o seu atual horário de funcionamento é das 10h às 22h, de segunda a sexta; das 10h às 21h, aos sábados; e do meio-dia às 21h, nos domingos.

Shopping Boa Vista

O centro de compras vai funcionar, de segunda a sábado, das 9h às 21h e aos domingos das 11h às 19h.

Na véspera de feriado, quarta-feira (23), o Shopping Boa Vista vai abrir normalmente, das 9h às 21h, já no feriado de São João, na quinta-feira (24), irá operar das 11h às 19h.

Camará Shopping

O Camará Shopping, em Camaragibe, armou o Arraiá do Amor, na praça de alimentação do centro de compras.

No local, foi criado um ambiente todo ornamentado, onde os visitantes vão poder fazer compras e tirar fotos nos espaços Instagramáveis.

O horário do shopping para a quarta-feira (23) véspera do feriado, será das 10h às 22h. Já no feriado da quinta-feira (24), o horário será das 12h às 21h. O Arraiá ficará armado até dia 30 de junho.

Shopping Costa Dourada

O Shopping Costa Dourada vai funcionar, na quarta-feira (23) véspera do feriado, das 10h às 22h. Já no feriado da quinta-feira (24), o horário será das 12h às 21h.

Até o dia 30 de junho o clima junino vai animar a clientela. A praça de eventos está decorada e o público pode interagir com três espaços Instagramáveis.

São cenários preparados para tirar fotos com direito a elementos que remetem às tradições do interior pernambucano.

A Praça Junina oferece barraquinhas de artesanato e de comidas típicas como pamonha, canjica, bolo de milho, bolo de fubá com goiabada, bolo de rolo, cocada, entre outros.

> FESTAS JUNINAS: 4 receitas típicas do São João para quem não quer sair da dieta; confira dicas da nutricionista

Shopping Guararapes

Na quinta-feira (24), o Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, vai funcionar das 12h às 21h.

"Para fazer compras em outros horários, os clientes podem acessar a plataforma de e-commerce Guararapes Online, disponível em versão aplicativo para Android e iOS ou pelo site, e usufruir de vantagens como frete grátis em um raio de até 15 km", disse o shopping em comunicado enviado à imprensa.

River Shopping

Na semana junina, o River Shopping, em Petrolina, funciona na quarta-feira (23), véspera de São João, das 10h às 22h; e na quinta-feira (24), das 14h às 20h.

O centro de compras disponibilizou espaços decorativos para os clientes tirarem fotos e compartilharem nas redes. Além disso, o Big Bompreço e as farmácias funcionam das 08h às 21h, no dia 24. Já os sistemas de deliverys podem funcionar até às 22h.

Shopping ETC

A praça de alimentação e todas as lojas estarão funcionando, das 12h às 18h, no Shopping ETC, nos Aflitos, no Recife, durante o feriado de São João, na quarta (24). Importante reforçar: o Cine Rosa e Silva, reabre neste mesmo dia, a programação pode ser conferida no site

Detran

Em decorrência do feriado de São João, no dia 24 de junho, estarão fechadas:

  • A sede do Detran-PE, localizada na Estrada do Barbalho, no bairro da Iputinga, no Recife;
  • As Unidades de Táxis e Coletivos (DUAT);
  • Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans);
  • Lojas da Autarquia nos shoppings e nos Expressos Cidadão.

Já as Operações Rota de Fuga e Trânsito Seguro estarão com seus agentes nas ruas para garantir mais tranquilidade à população.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias nas cidades onde o dia de São João for feriado oficial não terão expediente na quinta-feira (24).

Tribunal de Justiça de Pernambuco

O recesso forense do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) tem início a partir da próxima quarta-feira (23/6) e segue até o dia 30 de junho.

Durante o período, todas as unidades judiciárias de 1° e 2° Graus do Poder Judiciário estadual vão atuar em esquema de plantão, das 13h às 17h, com atendimento remoto sendo voltado para as demandas de urgências de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outros.

Comarcas da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior

As unidades da RMR e do Interior que vão atuar em regime de plantão no recesso forense, inclusive atendendo demandas de urgências de comarcas circunvizinhas, são:

  • Jaboatão dos Guararapes,
  • Cabo de Santo Agostinho,
  • Olinda,
  • Nazaré da Mata,
  • Limoeiro,
  • Vitória de Santo Antão,
  • Palmares,
  • Caruaru,
  • Garanhuns,
  • Arcoverde,
  • Afogados da Ingazeira,
  • Serra Talhada,
  • Ouricuri,
  • Petrolina.

Para conferir os contatos das unidades judiciárias plantonistas da RMR e das comarcas do Interior, bem como suas respectivas áreas de abrangência, basta acessar a seção Plantão Interior - 1º Grau.

O recesso forense do TJPE foi instituído através do Ato 733/2020, que foi publicado na Edição 205 do Diário da Justiça Eletrônico (Dje) e versa sobre os feriados e expedientes forenses do ano de 2021 no âmbito do Judiciário estadual. Para conferir o Ato 733/2020 na íntegra, clique AQUI.

Confira também a lista de e-mails de todas as unidades de 1° e 2° Graus do TJPE.

Balcão virtual - Durante o recesso forense, a Ouvidoria Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco vai funcionar com atendimento ao cidadão através do Balcão Virtual.

A ferramenta estará disponível das 13h às 17h, todos os dias, no período de 23 a 30 de junho, inclusive nos fins de semana. A plataforma pode ser acessada clicando aqui.

Prefeitura de Olinda

Nesta quinta-feira (24.06) é feriado de São João e sexta-feira (25.06) será ponto facultativo. Quem precisar de suporte médico poderá se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da PE-15; ao Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos (SPA) e o Hospital do Tricentenário, em Bairro Novo.

O sistema de coleta de lixo funcionará com o regime semelhante ao praticado aos domingos, com a limpeza dos principais corredores da cidade. Já os mercados e feiras livres de Olinda funcionarão das 6h às 12h.

Prefeitura de Paulista

Nesta quinta-feira (24), é feriado de São João no município, conforme a Lei nº 4.410/2014. Na sexta-feira (25), Paulista terá ponto facultativo nas repartições públicas e autarquias municipais.

No entanto, os serviços indispensáveis da coleta de lixo, unidades de Saúde e segurança patrimonial serão mantidos.

Para estimular a economia na cidade, o prefeito Yves Ribeiro antecipou o pagamento do salário do mês de junho dos servidores ativos, aposentados e pensionistas.

A antecipação dos salários e dos benefícios fazem parte do compromisso com a valorização do servidor municipal e com a economia do município, especialmente em um cenário de pandemia.

> São João 2022: veja receita simples de pamonha para a festa junina

Ferreira Costa

As lojas da Ferreira Costa da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, e na Tamarineira, na Zona Norte da capital pernambucana, irá funcionar no dia 24 das 9h às 18h.

Já em Garanhuns irá funcionar de 9h às 17h. A Ferreira Costa disponibiliza um endereço eletrônico para quem deseja comprar sem sair de casa. Acesse o site clicando aqui.