SÃO JOÃO

Covid-19: 'Que tenham consciência de evitar grandes encontros', diz secretário sobre São João em Pernambuco

Secretário de Saúde, André Longo, ressaltou importância de cuidados durante o São João 2021, para evitar aumento na contaminação por covid-19

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 23/06/2021 às 17:35 | Atualizado em 08/06/2022 às 19:12
Reprodução: YouTube
FOTO: Reprodução: YouTube

Durante a coletiva online sobre a covid-19 em Pernambuco, nesta quarta-feira (23), o secretário de Saúde André Longo e a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, alertaram para os cuidados no período de São João.

Ambos ressaltaram a importância de manter os protocolos de saúde durante os festejos juninos e restringir as comemorações aos familiares.

"Que tenham a consciência de evitar grandes encontros, de festas, mesmo festas privadas onde pode acontecer o aumento na contaminação (...). Muito cuidado com os deslizes nesse final de semana, nessas comemorações de São João. A gente sabe que o preço da falta do cuidado, do aumento da circulação de pessoas, de aglomerações, de festas privadas, poderá ser, um recrudescimento da doença. Quinze dias após isso poderá ser pago com mais pessoas internadas e pressão no sistema de saúde", disse Longo.

>>>Quais máscaras garantem melhor proteção contra a covid-19? Veja ranking baseado em estudo da USP

>>>É gripe, dengue ou covid-19? Veja diferenças das doenças e saiba onde receber atendimento em cada uma delas

>>>Máscara de tecido protege do coronavírus? E de TNT? Médico responde

"É fundamental seguir os protocolos sanitários. A gente está diante de um feriadão, muitas pessoas estão em descolamento para o interior, mas ainda não é momento de festa. Infelizmente, é mais um São João que teremos que celebrar de forma diferente, restrito ao núcleo familiar (...). A recomendação do Ministério Público, que foi feita desde o ano passado, para que a gente evite acender fogueiras, queima de fogos, é fundamental de ser cumprido. A gente corre riscos de acidentes além de aumentar o número de doenças respiratórias e a gente não pode, nesse momento, sobrecarregar o sistema de saúde", ressatou Ana Paula Vilaça.

Assista

Covid-19 em Pernambuco

Nesta quarta-feira (23), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 2.358 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 150 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.208 (94%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 542.173 casos confirmados da doença, sendo 48.927 graves e 493.246 leves. Também foram confirmados 64 óbitos, ocorridos entre 18/04/2021 e 22/06/2021.

Com isso, o Estado totaliza 17.407 mortes pela Covid-19.

Como usar a máscara de forma correta?

  1. Higienize as mãos. Antes de tocar a máscara médica limpa, você deve lavar bem as mãos com água e sabonete. Aplique sabonete às mãos molhadas e esfregue uma na outra por pelo menos 20 segundos. Depois, enxague. Seque as mãos com uma folha de papel-toalha e, depois, descarte-a no lixo.
  2. Veja se a máscara tem algum defeito. Depois de tirar a máscara médica nova da caixa, veja se ela está em perfeitas condições ou se tem algum defeito, como rasgos. Se houver, jogue-a fora e use outro acessório.
  3. Coloque a máscara na posição correta. A extremidade superior da máscara é a que tem um detalhe que se encaixa bem no nariz da pessoa. Portanto, ela deve ficar virada para cima na hora de vestir o acessório
  4. Coloque a máscara do lado certo. A parte interna das máscaras médicas é branca, enquanto a externa tem alguma outra cor. Antes de vestir o acessório, veja se ele está do lado correto
  5. Coloque a máscara no rosto. Existem diversos tipos de máscaras médicas no mercado, cada um com um método próprio de aplicação. Com alças para as orelhas: algumas máscaras têm duas alças laterais para as orelhas. Geralmente, elas são feitas de algum material elástico. Pegue o acessório pelo elástico, passe um pela primeira orelha e o outro pela segunda.
    De amarrar: algumas máscaras têm tiras de amarrar na nuca. No geral, há dois pares (um em cima e outro embaixo). Pegue o acessório pelas tiras superiores, passe-as para trás da cabeça e dê o nó.
    Com faixas: algumas máscaras têm duas faixas elásticas que passam para trás da cabeça (sem a necessidade de amarrar). Coloque o acessório no rosto, puxe a faixa superior por cima da cabeça e passe para a nuca. Depois, puxe a faixa inferior com o mesmo movimento.
  6. Ajuste a máscara no nariz. Depois de colocar a máscara na cabeça e no rosto, segure-a na ponte do nariz com o indicador e o polegar.
  7. Se necessário, amarre a tirinha inferior da máscara. Se estiver usando uma máscara de amarrar, dê o nó na base da cabeça. Como o acessório pode acabar não funcionando se você tentar mexer nele demais, é melhor esperar até a parte do nariz ficar no lugar certo antes de amarrar as tiras inferiores
  8. Ajuste a máscara no rosto e debaixo do queixo. Depois de prender bem a máscara, ajuste-a e cubra a boca e o nariz e passe a parte inferior do acessório por baixo do queixo.