Polícia

Lázaro Barbosa é visto; Polícia encontra esconderijo de "serial killer de Brasília"; veja atualização das buscas

Lázaro Barbosa, de 32 anos, conhecido como o "serial killer de Brasília", tem conseguido escapar, há 17 dias

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 25/06/2021 às 11:19 | Atualizado em 25/05/2022 às 19:42
Reprodução
FOTO: Reprodução

Lázaro Barbosa, de 32 anos, conhecido como o "serial killer de Brasília", tem conseguido escapar, há 17 dias, de uma força-tarefa formada por 270 policiais, com ajuda de cães farejadores, cavalos, helicópteros, drones e interdições em rodovias federais.

Ele é acusado, entre outros crimes, de matar ao menos quatro pessoas no Distrito Federal e no entorno. A polícia investiga se os detidos também participaram desses crimes.

A polícia acredita estar mais perto, e procura por pessoas que possam estar ajudando o criminoso a se esconder, após a prisão de duas pessoas acusadas de facilitar a fuga de Lázaro Barbosa.

>> Secretário de Goiás fala em 'rede de psicopatas' ajudando na fuga de Lázaro Barbosa, serial killer de Brasília; buscas chegam ao 17º dia 

Lázaro é visto

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, afirmou que o criminoso foi visto "de muito longe", nessa quinta (24), por moradores da região onde acontece o cerco policial.

O depoimento de uma das pessoas presas confirmou que ele, de fato, estava na região em que foi avistado. 

>> Lázaro Barbosa está tendo ajuda para se entregar? 'Especularam se eu tinha condições de garantir a integridade física dele', diz advogado

>> Homem preso por ajudar Lázaro Barbosa estaria com uma arma roubada pelo serial Killer de Brasília

>> Lázaro Barbosa: polícia prende dois suspeitos de ajudar serial killer na fuga 

Esconderijo

Nessa área onde foi visto ficaria o esconderijo de Lázaro Barbosa, onde ele passou as últimas noites, desde o início da semana.

A informação foi confirmada pelos dois cúmplices presos, segundo o secretário. Ele conta que o local é uma casa, com aparato de ruínas em volta, onde os outros ajudavam e davam guarita a ele, depois de Lázaro conseguir furar cercos da polícia. "Ele andava sempre pelos canais, dificultando nosso trabalho", explica.

A polícia acredita que está perto de prender o "serial killer de Brasília".

"Temos um indicativo forte de onde ele pode estar", afirmou o secretário. Ele não acredita na possibilidade de Lázaro ter conseguido sair do cerco policial. "Pode ser que tenha saído. A probabilidade é muito pequena". 

 

Rede de psicopatas

O secretário falou sobre as buscas, que entram no 17º dia, nesta sexta (25). "Ainda é um tempo razoável para se resolver uma crise tão complexa, em cima de um sujeito tão perigoso, um psicopata, como coloquei, principalmente agora tendo uma rede de psicopatas junto com ele", afirmou.

Ainda segundo o secretário de Segurança, Lázaro teria recebido a ajuda de mais pessoas, que estão sendo procuradas. "É uma organização criminosa", define.

Miranda ainda fez um alerta para a população:

"Quem facilita a vida de foragido comete crime. Sabemos, desconfiamos, temos indícios de que há outras pessoas ajudando, e nós vamos chegar nelas. Temos toda a tranquilidade para trabalhar. Temos alcançado nosso primeiro grande objetivo, que é não deixá-lo cometer mais crimes. Estamos cada vez mais próximos dele e dessa rede criminosa que o apoia", disse Rodney. 

>> Lázaro Barbosa: Buscas chegam ao 16º dia nesta quinta; veja últimas notícias e informações de hoje sobre serial killer de Brasília

>> Por que o caçador Babaçu desistiu de procurar Lázaro Barbosa? Entenda 

Defensoria

Sem defensor representado, a Defensoria Pública chegou a pedir que, caso Lázaro seja preso, que ele permaneça em cela separada dos outros detidos, de modo a garantir a integridade física do criminoso.

>> Serial killer de Brasília: Justiça do Distrito Federal nega pedido da defesa de Lázaro Barbosa de proteção física e mental

O pedido também incluía a blindagem em relação à imprensa, evitando a exploração midiática do caso, após a prisão. No entanto, o pedido foi negado pela Justiça e considerado "inoportuno", pois depende do desfecho da operação. A Defensoria recorreu e pediu nova proteção a Lázaro.

Medo

Os moradores de Girassol, Águas Lindas e municípios do entorno, em Goiás, estão temerosos com os desdobramentos das buscas ao suspeito Lázaro Barbosa, conhecido como "serial killer de Brasília". Lázaro invadiu casas e fazendas, nas últimas duas semanas, após assassinar uma família em Ceilândia (DF).

Com o desencontro de informações, muitas delas falsas, e denúncias e pistas retidas pela força policial envolvida na operação, a população convive com o medo.

Ou, em último caso, deixa as residências. A descoberta de um carro abandonado e incendiado, fora do campo de buscas da polícia, aumentou o temor. 

>> Serial killer de Brasília: Disque Denúncia do caso Lázaro Barbosa recebeu mais de mil ligações, em 24h; veja atualização das buscas

>> Saiba quais animais Lázaro Barbosa pode ter abatido e comido durante fuga na mata

>> Caso Lázaro Barbosa: Relembre momentos dramáticos da tentativa de capturar o ''serial killer de Brasília'' 

Apoio

Além disso, o Exército forneceu 40 rádios comunicadores para que as equipes possam utilizar durante as incursões na área.

A polícia tem recebido doações e apoios materiais e morais de vários setores da sociedade, como entes públicos e privados, desde o início da operação. "Os policiais nunca estiveram desamparados", explica a nota.

A força-tarefa também tem contado com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que segue em apoio, nas ações das forças de segurança pública. 

>> Lázaro Barbosa se entregou à polícia? O que se sabe sobre o paradeiro dele? Veja últimas informações e resumo das buscas

>> Lázaro Barbosa: serial killer de Brasília revira casa, rouba carregador de celular e faz famílias se mudarem em Goiás

>> Serial killer de Brasília: Veja quem é o caçador que se juntou à polícia para procurar por Lázaro 

Disque denúncia

O Governo de Goiás ressalta ainda que, em 24 horas de funcionamento, o disque denúncia aberto para captar informações sobre o paradeiro de Lázaro Barbosa, recebeu mais de 1.000 denúncias. No entanto, boa parte destas ligações são provenientes de trotes ou informações que não contribuem para a operação.

Ainda assim, a Secretaria solicita quaisquer informações que possam contribuir para a captura do suspeito e, para isso, foi disponibilizado o número 061 99839-5284

Fake news

A Secretaria de Segurança de Goiás também aponta dificuldades de apuração do caso, pelo excesso de fake news. Os agentes têm recebido falsas informações sobre o suspeito, o que, segundo Miranda, tira tempo das investigações.

"É um problema sim. Não só essa fake news [de que Lázaro estaria em um cemitério], como outra de que ele já havia sido baleado, que já estava morto. Tudo isso atrapalha, porque não só a nossa Inteligência, como as unidades de operação, tem que checar. Às vezes a gente deixa de atender mais rapidamente uma informação procedente, para atender uma que não tem relevância", disse, na última 5ª feira. 

>> Serial Killer de Brasília: Lázaro Barbosa foi preso?

>> 'Temos tempo. Não precisa atropelar': Governador de Goiás diz que buscas por Lázaro Barbosa, serial killer de Brasília, podem levar 1 mês

>> Pai de santo fala sobre objetos de rituais filmados que supostamente seriam de Lázaro Barbosa; veja vídeo 

Os crimes

Lázaro é acusado de matar, a tiros e facadas, três pessoas na zona rural de Ceilândia no último dia 9 de junho. Os mortos eram Cláudio Vidal de Oliveira, de 48 anos, e os filhos Gustavo Marques Vidas, de 21 anos, e Carlos Eduardo Marques Vidal, de 15 anos.

O foragido também é apontado como responsável pelo sequestro da mulher de Cláudio, Cleonice Marques de Andrade. O corpo dela foi encontrado no dia 12 à beira de um córrego, próximo da casa onde a família morava. Na terça-feira (15), ele fez uma família refém em uma chácara e atirou em um policial, que foi atingido de raspão.

Lázaro também é investigado pela morte de um caseiro em Girassol, no dia 5 de junho, quatro dias antes do assassinato da família. 

Quem é Lázaro Barbosa?

O homem mais procurado do Distrito Federal, atualmente, é o baiano Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos, nasceu no município de Barra do Mendes, na Bahia, a 500 km de Salvador. O suspeito é casado e tem dois filhos. Criado na mata, no passado, ele já ficou foragido da polícia da Bahia por 15 dias.

Em Barra do Mendes, ele cometeu ao menos dois assassinatos, depois mudou de estado para dar sequência a sua empreitada criminosa.

 

Lázaro Barbosa é serial killer?

Oficialmente, a polícia do Distrito Federal não trata Lázaro Barbosa de Sousa como um "serial killer". Ele é suspeito de assassinar quatro pessoas de uma mesma família, na semana passada, e está fugindo dos policiais, desde então.

Na fuga, ele já trocou tiros e fez reféns. O termo "serial killer" para tratar este caso foi adotado por usuários das redes sociais, tecnicamente, de forma errada. 

Confira a cobertura sobre o caso