RARO

Peixe raro morre encalhado na Praia do Coqueiro, no Piauí

O corpo do peixe foi recolhido, armazenado e vai ser estudado por pesquisadores

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 02/07/2021 às 16:00 | Atualizado em 26/08/2022 às 14:28
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

Com informações do G1.

Um animal, raro de ser visto, morreu encalhado na Praia do Coqueiro, em Luís Correia (PI), na quinta-feira (01). O peixe-lua é o maior peixe ósseo conhecido e pode atingir três metros de comprimento.

Os moradores da região informaram que o peixe chegou vivo e se batendo, mas morreu horas depois. O corpo agora vai ser estudado por pesquisadores, até mesmo para saber como o peixe-lua chegou à superfície.

“Ele foi recolhido e armazenado em uma câmara fria para servir como material didático, através do Ecomuseu. Já encontramos outras vezes, mas as carcaças em decomposição nas praias”, comentou a bióloga Verlane Magalhães, do Instituto Tartarugas do Delta, em entrevista ao G1.

Onde vive o peixe-lua?

Já o professor de biologia marinha César Fernandes, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFPar), afirmou que o peixe-lua vive nas profundezas do oceano e por isso é raro de ser visto.

“O peixe-lua é da espécie Masturus lanceolatus, vive cerca de 700 metros de profundidade e por isso a aparição é incomum nas praias, ainda mais vivo. Talvez ele tenha sido arrastado por uma correnteza muito forte”, explicou.