vacina covid-19

Não é possível escolher qual marca da vacina contra covid-19 receber, diz secretário de saúde de Pernambuco

O secretário estadual de saúde, André Longo, falou sobre as pessoas estarem querendo escolher qual vacina contra a covid-19 receber

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 06/07/2021 às 17:53 | Atualizado em 09/08/2022 às 15:38
Victor Patrício/Prefeitura de Camaragibe
FOTO: Victor Patrício/Prefeitura de Camaragibe

O secretário estadual de saúde, André Longo, foi questionado durante coletiva online, nesta terça-feira (06), sobre a polêmica referente ao fato de muitas pessoas estarem querendo escolher qual tipo de vacina contra a covid-19 receber no momento em que chega ao local de vacinação agendado.

As vacinas disponíveis em Pernambuco, até o momento, são as seguintes: AstraZeneca, Pfizer, Janssen ou CoronaVac.

''Nós não temos ainda uma quantificação geral do número de pessoas que tem tido esse comportamento, mas tem sido frequente quando mais é diversificado o número de vacinas disponíveis (são quatro, até o momento) e as pessoas querem tomar a vacina de sua preferência, o que não é possível diante dos números que nós temos da disponibilidade de vacina", disse.

"É preciso respeitar as vacinas disponíveis'', afirmou o secretário. 

De acordo com André Longo, a única vacina contra a covid-19 que tem uma orientação para um determinado grupo é a da Pifzer.

''Apenas a vacina da Pfizer é que tem a recomendação específica para gestantes e pessoas com comorbidades. Todas as demais vacinas podem ser usadas para os grupos, que devem ser respeitadas e estão disponíveis no dia e horário em que você reservou o agendamento'', concluiu.