LGBTQIA+

Paulo Câmara se pronuncia sobre mortes de transexuais em Pernambuco após cobranças de internautas

Após reportagem da Rádio Jornal, com cobrança feita pelos internautas, o governador Paulo Câmara se pronunciou sobre os crimes contra a comunidade LGBTQIA+

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 07/07/2021 às 19:35 | Atualizado em 03/08/2022 às 14:26
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

As mortes de mulheres trans em menos de um no Estado Pernambuco causou revolta nas redes sociais, que pediram um posicionamento sobre os fatos.

Após reportagem publicada no site da Rádio Jornal, em relação a cobrança feita pelos internautas, o governador Paulo Câmara (PSB) se pronunciou sobre os crimes contra a comunidade LGBTQIA+.

De acordo com Paulo Câmara, os suspeitos das agressões contra Roberta e Fabiana estão presos e aguardam julgamento.

Em relação ao caso de Pérola, o governador afirmou que ''determinou à Polícia Civil todo o rigor na apuração da morte para que os culpados não fiquem impunes''.

''Infelizmente, vivemos tempos em que identidade de gênero, religião, ideologia política e raça têm sido usadas como justificativa para crimes de ódio", tuitou o governador.

"Não vamos tolerar isso em Pernambuco. Nosso compromisso é com uma sociedade pacífica, plural e democrática'', escreveu Paulo Câmara no Twitter.

 

Relembre os casos de mortes de transexuais 

Em junho, Kalyndra Nogueira da Hora foi encontrada morta dentro de casa, no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife. O principal suspeito é o companheiro da vítima.

No dia 24 do mesmo mês, Roberta Silva foi queimada viva nas proximidades do Cais de Santa Rita, que fica no Centro do Recife. Ela teve 40% do corpo queimado, dois braços amputados e está internada em estado grave.

A cabeleireira Crismilly Pérola Bombom foi encontrada morta em uma rua do bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, com um tiro na nuca.

A família acredita que a morte de Pérola tenha sido motivada por preconceito. Ninguém foi preso. Um mês antes de ser morta, a vítima já havia ficado ferida em um outro ataque transfóbico.

O terceiro caso aconteceu em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. Fabiana da Silva Lucas, de 30 anos, foi esfaqueada várias vezes.

Um suspeito de 22 anos foi linchado pela população e está internado no Hospital da Restauração, no Recife, sob escolta da polícia.

Secretaria da Mulher de Pernambuco se pronuncia sobre os casos de transfobia

A Secretaria da Mulher de Pernambuco emitiu uma nota sobre os casos das trans Kalindra (Recife), Roberta (Recife), Pérola (Recife) e Fabiana (Santa Cruz do Capibaribe).

Confira a nota completa na íntegra:

"A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) desenvolve um trabalho de acompanhamento e prevenção dos crimes cometidos contra as mulheres, por meio da Câmara Técnica para o Enfrentamento da Violência de Gênero - do Pacto pela Vida.

Desde o último dia 24 de junho, quando a trans Roberta, 33 anos, teve 40% do corpo queimado, crime que chocou a sociedade pelo requinte de crueldade do acusado, a SecMulher-PE, instituiu o Comitê de Prevenção e Enfrentamento da Violência LGBTFóbica para estruturar as ações de enfrentamento a essa violência.

As instituições que compõem o comitê estão trabalhando de forma integrada para capacitar, assessorar, mobilizar e criar ações, em articulação com os municípios, oferecendo prevenção, acolhimento às vitimas e punição aos agressores.

O comitê conta com:

  • As secretarias estaduais da Mulher;
  • Desenvolvimento Social, Criança e Juventude;
  • Saúde e Educação e Esportes;
  • Coordenadoria LGBT de Pernambuco;
  • Secretaria da Mulher do Recife;
  • Centro de Referência Clarice Lispector;
  • Saúde da População LGBT de Jaboatão;
  • SDS – GT Racismo da Polícia Civil;
  • Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT;
  • Gerencia da Livre Orientação Sexual;
  • Centro de Combate a Homofobia;
  • Secretaria de Saúde do Recife;
  • Coordenação Estadual de Saúde LGBT, entre outros órgãos.

A Rede de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Estado de Pernambuco, atualmente com 597 equipamentos, dará reforço ao comitê.

Outra iniciativa da SecMulher-PE para o enfrentamento da violência LGBTFóbica será uma capacitação, no próximo dia 13 de julho, com a equipe de teleatendentes da Ouvidoria da Mulher de Pernambuco (0800-281-81-87), 12 coordenadoras regionais da SecMuher-PE, servidoras e servidores e as coordenadorias e secretarias dos municípios, com o tema “Dialogando o Enfrentamento à Lesbofobia, Bifobia e Transfobia”.

A capacitação antecede uma campanha que será lançada este mês, com cartazes afixados nos ônibus, metrôs, equipamentos públicos e demais locais de acesso à população da Região Metropolitana do Recife e do interior de Pernambuco.

A secretária da Mulher de Pernambuco, Ana Elisa Sobreira, ressalta que vem acompanhando pessoalmente os casos das trans Kalindra (Recife), Roberta (Recife), Pérola (Recife) e Fabiana (Santa Cruz do Capibaribe), e que esse conjunto de ações será praticado de forma efetiva e permanente até que nenhuma mulher sofra violência ou seja morta pela sua condição de gênero ou orientação sexual."