PANDEMIA

Presidente da CPI da Covid dá voz de prisão a Roberto Dias; saiba mais

Roberto Dias prestou depoimento a CPI da Covid-19 sobre a compra da vacina contra a doença

Presidente da CPI da Covid dá voz de prisão a Roberto Dias; saiba mais

Ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias - Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz, deu voz de prisão para o ex-diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, que prestou depoimento nesta quarta-feira (07), por mentir, segundo ele, à comissão após divulgação de áudio sobre as negociações para a compra de vacinas contra a covid-19.

A decisão foi tomada também por consider que Robert Dias se contradisse ao afirmar que não negociava vacina, mas confirmou que recebeu e-mail da empresa que ofereceu o vacina indiana Covaxin. 

prisão Roberto dias @Amanda JC

Exonerado do cargo

Roberto Dias foi exonerado do cargo depois de se tornar pública a denúncia de um suposto pedido de propina, além de acusação referente à compra da Covaxin. 

O que significa a CPI da covid?

De acordo com a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, a Constituição estabelece que todas as CPIs devem ser instaladas quando os seguintes requisitos forem cumpridos, e sem haver "omissão ou análise de conveniência política por parte da Presidência da Casa Legislativa":

  • Assinatura de um terço dos integrantes do Senado;
  • indicação de fato determinado a ser apurado;
  • e definição de prazo para duração.

> CPI da Covid: Após negar 'gabinete paralelo', Carlos Wizard se recusa a responder perguntas

> Desrespeito e calúnia, diz senador Heinze ao negar que citou meme de Mia Khalifa na CPI da Covid

A criação da CPI havia sido requerida por parlamentares, mas não tinha sido encaminhada pela presidência do Senado. Diante disso, os senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru entraram com o mandado de segurança no STF. Eles argumentaram que o requerimento apresentado cumpria todas as exigências para a abertura de uma CPI.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.