CORONAVÍRUS

Quais cidades de Pernambuco anteciparam o prazo para aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca? Veja lista

Algumas cidades do Grande Recife já anunciaram a redução no prazo para a segunda dose da Astrazeneca

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 07/07/2021 às 9:45 | Atualizado em 03/08/2022 às 18:16
Reprodução/Agência Brasil
FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Nessa terça-feira (6), o prefeito do Recife, João Campos, anunciou que pessoas imunizadas com a vacina AstraZeneca poderão tomar a segunda dose a partir de 60 dias após a 1ª dose.

Os municípios de Olinda e Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe no Grande Recife, e Belo Jardim, no Agreste, também já anunciaram que vão diminuir para ao menos 60 dias o prazo de aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz.

Quem estiver apto a receber a segunda dose do imunizante a partir dos 60 dias, no Recife, receberá uma mensagem de texto ou e-mail com alerta para agendar a dose pelo site ou aplicativo do Conecta Recife.

O agendamento da 2ª dose pode ser feito, no Conecta Recife, 21 dias antes da 2ª dose expirar.

 

De acordo com a Fiocruz, que produz a vacina Astrazeneca no Brasil, a segunda dose do imunizante pode ser administrada em um intervalo de quatro a 12 semanas (entre 30 e 90 dias) após a primeira dose.

Sendo assim, a antecipação da dose de reforço para 60 dias não compromete a eficácia da vacina. Atualmente, 88.069 pessoas já podem receber a segunda dose da vacina Astrazeneca.

 

Prefeitura de Olinda

De acordo com a Prefeitura de Olinda, quem já tomou a primeira dose há pelo menos 60 dias já pode ir até o ponto de vacinação onde recebeu a primeira, que o reforço já pode ser aplicado.

Prefeitura de Jaboatão

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes vai fazer dois mutirões, nos dias 17 e 24 de julho, das 8h às 13h, para antecipar a aplicação da segunda dose da AstraZeneca.

Prefeitura de Camaragibe

Pessoas que, a partir de agora, tomarem a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 dessa vacina específica, completarão o ciclo vacinal com a segunda dose em, pelo menos, 60 dias - antes, eram 90 dias.

Não é necessário entrar em contato para agendar o complemento da imunização. As equipes do Programa Municipal de Imunização (PNI) ligarão para marcar dia e o horário da aplicação da segunda dose.

Em regra, as pessoas que já receberam a primeira dose da vacina da AstraZeneca lá atrás, continuam com o mesmo prazo do complemento do ciclo vacinal.

Contudo, com a chegada de mais doses ao município, a Secretaria de saúde de Camaragibe conseguirá antecipar a aplicação da segunda dose também para esses munícipes.

Vale lembrar que o intervalo máximo indicado entre as duas doses da AstraZeneca é de 90 dias.

Prefeitura de Belo Jardim

A imunização seguirá um cronograma baseado na quantidade de doses em estoque e também na quantidade de lotes que serão recebidos nos próximos dias.

Para iniciar esta vacinação, estão sendo chamadas as pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca entre os dias 13 e 20 de abril.

Este público deve comparecer ao Centro de Vacinação Covid munido de RG, CPF e o cartão de vacina. A vacinação acontecerá de quarta (07) até sexta-feira (09).

Balanço da vacinação em Pernambuco

Pernambuco já aplicou 4.428.935 doses de vacinas contra a Covid-19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado.

Desse total, 1.168.425 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais, sendo 1.097.846 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 70.579 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.

Em relação às primeiras doses, foram 3.260.510 aplicações.