COVID-19

Pernambuco detecta primeiros casos importados de variante Delta em tripulantes de navio atracado no Recife

Navio Shoveler está atracado no Porto do Recife desde o dia 2 de julho, quando nove tripulantes foram detectados com covid-19

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 14/07/2021 às 18:00 | Atualizado em 12/07/2022 às 11:58
Divulgação/ Porto do Recife
FOTO: Divulgação/ Porto do Recife

Durante coletiva online realizada nesta quarta-feira (14), o secretário estadual de Saúde, André Longo, confirmou que Pernambuco confirmou os primeiros casos da variante Delta.

Eles foram encontrados em tripulantes de um navio cargueiro que está atracado no Porto do Recife desde o dia 2 de julho, quando foram detectados nove casos de covid-19 na embarcação.

"Recebemos do Instituto Ageu Magalhães o resultado do sequenciamento das amostras de dois tripulantes do navio cargueiro Shoveler, que está atracado no Porto do Recife, que confirmou a contaminação de dois filipinos pela variante Delta, originária da Índia", disse o secretário.

"Os pacientes estão estáveis e internados em enfermaria de uma unidade de saúde privada do Recife", detalhou.  

Tripulantes do navio Shoveler foram detectados com variante delta da Covid-19

A embarcação vinha da Suécia e tinha como destino o Paraná, mas devido a contaminação da tripulação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), determinou a atracação do navio no Porto do Recife.

"Desde então, demos início a um processo de vigilância e monitoramento de todos os tripulantes e também de seus contactantes", contou André Longo.

"Ao todo, a embarcação tinha 19 tripulantes, com nove casos positivos para a covid-19. Além dos dois [pacientes] internados em enfermaria, um terceiro continua internado em UTI. Os outros seis passam bem e estão isolados no navio", detalhou o secretário. 

Segundo o secretário, as análises biológicas dos outros sete casos positivos da embarcação "não tinham um grau de virulência que possibilitasse o trabalho para fazer o sequenciamento genético".

"Na última rodada de exames, realizada no sábado, dos seis casos na embarcação, apenas um ainda teve o exame positivo para a covid-19 e todos os casos negativos continuaram negativos", completou.

.

Ainda de acordo com Longo, 27 profissionais de saúde que tiveram contato com os pacientes estão sendo monitorados pela SES.

"Até o momento, uma profissional teve resultado positivo para a covid-19. Ela está assintomática, em isolamento domiciliar e iremos sequenciar as suas amostras. Além disso, seus contactantes próximos também estão sendo testados para a covid-19", afirmou.

O secretário frisou o que os casos são considerados importados, ou seja, ainda não há contaminação direta no território pernambucano.

"É importante destacar que todos os casos foram identificados em tripulantes já foram isolados e estão sendo monitorados diariamente pelas nossas equipes de vigilância em saúde", destacou o secretário.

"Esses casos são classificados como importados, não detectando transmissão local da Delta em Pernambuco", disse ainda.

>> Variante Delta pode causar mais reinfecções, aponta estudo da Fiocruz

Ajuda do Ministério da Saúde

O Governo de Pernambuco solicitou doses extras de vacinas contra a covid-19 ao Ministério da Saúde, além de pedir mais exames de antígeno.

"Solicitamos ao Ministério da Saúde o mesmo tratamento dispensado ao Maranhão após a confirmação dos casos da variante Delta", afirmou.

'O governador Paulo Câmara enviou ofício ao ministro [Marcelo] Queiroga solicitando o envio para Pernambuco, de forma ao que foi feito no Maranhão, de 840 mil testes para antígeno e 420 mil doses extras de vacinas", contou André Longo