retomada

Governo de Pernambuco libera presença de torcida em competições esportivas

A flexibilização no Plano de Convivência foi revelada em entrevista coletiva sobre a covid-19

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 22/07/2021 às 17:04 | Atualizado em 01/06/2022 às 16:31
Jailton Junior/JC Imagem
FOTO: Jailton Junior/JC Imagem

O secretário de saúde, André Longo, afirmou que o cenário de desaceleração de casos da covid-19 continuam, o que permite a uniformização do Plano de Convivência.

Com isso, a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, revelou que todo o Estado de Pernambuco pode seguir os mesmos horários de funcionamento para todas as atividades econômicas, a partir do dia 26 de julho.

De acordo com os secretários, as novas flexibilizações foram possíveis com o seguimento dos protocolos de segurança por parte da população.

Atividades esportivas com a pandemia da Covid-19

Além disso, foi confirmado que o público de até 100 pessoas está liberado em todas as atividades esportivas, exceto pelo futebol profissional.

De acordo com o governo estadual, um protocolo de segurança para a torcida está sendo feito em parceria com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) está sendo preparado para a categoria.

O funcionamento das demais atividades fica até às 23h, também a partir da próxima segunda-feira (26).

Protocolo de funcionamento

Desde o dia 05 de julho, com a redução no número de leitos de UTI com pacientes da covid-19 e estabilidade nos casos, o Governo de Pernambuco decidiu fazer alterações no Plano de Convivência com a Covid-19.

Foram flexibilizados o funcionamento das atividades econômicas em todo o Estado. Confira abaixo os detalhes das mudanças:

Eventos sociais/buffet

Vão funcionar das 8h às 23h, durante a semana, e das 8h às 22h, nos finais de semana.

Exemplos: Aniversários, batizados, bodas, casamentos, festas infantis, formaturas e noivados.

Eventos corporativos

Vão funcionar das 8h às 22h, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos. O número de pessoas, em todas as macrorregiões, passa de 50 para 100 ou 30% da capacidade do local.

Exemplos: Assembleias, capacitações, cursos, conferências, congressos, convenções, encontros, entrevistas, fóruns, painéis, palestras, reuniões, simpósios, seminários, solenidades, treinamentos, webinar e workshops.

Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico

Vão funcionar das 8h às 23h, na semana, e das 8h às 22h, nos finais de semana. O número de pessoas passa de 50 para 100 ou 30% da capacidade do local.

Cinema, teatro e circo

Vão funcionar das 9h às 23h, na semana, e das 9h às 22h, nos finais de semana. O número de pessoas, em todas as macrorregiões, passa de 100 para 200 ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

Museus e demais equipamentos culturais

Vão funcionar das 9h às 22h, na semana e nos finais de semana. Continua permitido um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositivas internas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.

Clubes sociais

Vão funcionar das 5h às 23h, na semana, e das 5h às 22h, nos finais de semana.

Vale lembrar que a música ao vivo está liberada em bares e restaurantes. No entanto, de acordo com o Governo de Pernambuco, precisam seguir algumas determinações.

Os setores que não cumpriram os protocolos contra a covid-19 correm o risco de sofrer punições do Procon. Veja abaixo:

  • Fica permitida a apresentação musical com até três integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor.
  • Fica proibido o uso de amplificadores de som.
  • Fica proibida a permanência de pessoas em pé.
  • Fica proibida a demarcação de pistas de dança.