cerimônia

Olimpíadas de Tóquio 2021: Entenda por que o Brasil desfilou com apenas quatro pessoas

O Brasil teve poucos integrantes na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio, diferente de outras delegações

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 23/07/2021 às 15:10 | Atualizado em 27/05/2022 às 16:51
Julio Cesar Guimarães/ COB
FOTO: Julio Cesar Guimarães/ COB

Com sorriso estampado no rosto, a delegação brasileira sambou e se divertiu durante a entrada na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio.

Os atletas Bruninho (vôlei) e Ketleyn Quadros (judô) foram os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio, nesta sexta-feira (23).

Além deles, a delegação brasileira foi composta por Marco La Porta, chefe da missão do país, e uma funcionária administrativa.

Mas por que só eles? A quantidade de integrantes no desfile foi definido pelo comitê olímpico de cada nação. No caso do Brasil, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Segundo o COB, o motivo para o número reduzido foi uma medida de precaução para evitar uma possível transmissão com a covid-19. Ao todo, são 302 competidores brasileiros classificados para as Olimpíadas.

O Brasil foi a 151º delegação a entrar no Estádio Nacional de Tóquio. Esse fato decorreu devido a ordem do alfabeto Katakana, um dos utilizados no Japão.

Todas as delegações entraram no desfile seguindo o modelo em que as vogais vêm antes das consoantes, na ordem A, I U, E O.

 

Outras delegações na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio

Alguns comitês autorizaram a participação de uma maior número de pessoas, como foi o caso dos Estados Unidos e Itália, que tinham dezenas de pessoas. Ou seja, grupos mais numerosos.

Como é tradição dos Jogos Olímpicos, os gregos foram os primeiros a entrar no estádio. Em seguida, diante da determinação do alfabeto local, a Islândia foi a primeira nação a desfilar.

A maioria usou máscara, exceto a delegação do Quirguistão, país da Ásia Central, no qual apenas três integrantes usavam a proteção contra a covid-19.