INFLUENZA

Recife promove mutirão de vacinação contra a gripe neste sábado (24)

Todas os 150 pontos de vacinação, além de 14 unidades móveis, irão vacinar a população contra a gripe das 8h às 17h


Recife promove mutirão de vacinação contra a gripe neste sábado (24)

O atendimento acontece das 8h às 17h neste sábado (24) - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Neste sábado (24), a Prefeitura do Recife promove o Dia D de Vacinação contra a Gripe (influenza). Todas as 150 unidades de saúde da rede municipal estarão com as portas abertas para imunizar a população dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Também serão montados outros 14 postos volantes (três deles no esquema drive-thru) em locais de grande circulação de pessoas. Todos os locais funcionarão das 8h às 17h. Até o momento, foram aplicadas 316.547 doses do imunizante na capital pernambucana. Esse número representa uma cobertura de 48% da população estimada pelo Ministério da Saúde. A meta é garantir proteção a pelo menos 90% do público-alvo da Campanha.

Unidades móveis

Os postos volantes serão montados nos seguintes locais:  Mercado de São José, no bairro de São José; Praça Frei Cassimiro, em Santo Amaro; Mercado de Água Fria, em Água Fria; Mercado da Encruzilhada, na Encruzilhada; Bompreço do Arruda; Praça do Hipódromo, no Hipódromo; Ferreira Costa, na Tamarineira; Mercado do Cordeiro, no Cordeiro; Creche do Vietnã, nos Torrões; Creche 8 de Março, no Ibura; Creche do Jordão Baixo, no Jordão Baixo. Já os drive-thrus serão montados no Parque Santana, no bairro de mesmo nome; Big Bompreço da Av. Recife, no Caçote; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

Outras vacinas

Nas 150 unidades de saúde do Recife, os profissionais da Secretaria de Saúde do Recife também farão atualização da caderneta de quem estiver com doses de outras vacinas em atraso. A lista completa das salas de vacina da rede municipal de saúde está disponível no site da Prefeitura do Recife e também no aplicativo Conecta Recife por meio de geolocalização.

Domingo

No domingo (25), a vacinação contra a gripe continuará sendo ofertada no Parque Dona Lindu (Boa Viagem), Sítio Trindade (Casa Amarela) e também no Marco Zero (Bairro do Recife), das 8h às 17h.

Público-alvo

Somando todo o público-alvo, de todas as etapas da campanha, são mais de 645 mil pessoas aptas para serem imunizadas na capital pernambucana. Podem receber a vacina, crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias); trabalhadores da saúde, idosos (a partir de 60) e professores dos ensinos básico e superior.

Também estão sendo vacinadas as pessoas com comorbidades (confira a lista aqui); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos transportes coletivos rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários. Além deles, também serão imunizados os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a covid-19 deve ser priorizada e, por isso, é indicado que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal antes de receber a vacina contra influenza. Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra covid-19 e gripe.

Documentos 

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.