NATUREZA

Tempestade de areia com mais de 100 metros 'engole' cidade na China; veja vídeo

O 'muro de areia' é um fenômeno é comum durante aa primavera, mas acontece de forma rara no verão


Tempestade de areia com mais de 100 metros 'engole' cidade na China; veja vídeo

Tempestade de areia 'engoliu' a cidade chinesa de Dunhang - Foto: Reprodução/BBC News

Uma tempestade de areia com mais de 100 metros de altura atingiu Dunhang, na China. Nas imagens, é possível os prédios inteiros foram cobertos pela nuvem de poeira. A cidade 'engolida' fica próxima ao deserto de Gobi, no noroeste da China. O caso aconteceu no último dia 25 de julho. De acordo com especialistas, o fenômeno é comum na região durante a primavera, mas é raro no período de verão.

Por causa da tempestade de areia, houve o bloqueio de estradas locais. O céu ficou amarelo e reduziu a visibilidade para menos de 5 metros em algumas áreas. Com isso, a polícia precisou impor controles de tráfego nas ruas. Confira as imagens publicadas pela BBC News Brasil.

Cidade histórica

O município de Dunhuang é considerado um lugar turístico, conhecida pelas  Cavernas de Mogao (conjunto de templos budistas com pinturas murais e esculturas). Além disso, o entreposto da "Rota da Seda", que fica na província de Gansu, desapareceu momentaneamente com a nuvem de areia e poeira.

Em 1987, o local foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). As televisões chinesas mostraram a forte tempestade de areia engolfando os edifícios.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.