CORONAVÍRUS

Olinda anuncia nova idade para vacinação contra a covid-19; saiba mais

Em Olinda, além do grupo em geral, trabalhadores da indústria, construção civil, bancários e dos Correios também podem se vacinar

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 28/07/2021 às 16:35 | Atualizado em 06/05/2022 às 19:11
Edmilson Tanaka
FOTO: Edmilson Tanaka

A Secretaria de Saúde de Olinda anunciou, nesta quarta-feira (28.07), o avanço no plano de imunização contra a covid-19 e pessoas a partir dos 31 anos já podem realizar o agendamento.

Para isso, basta acessar o site oficial da Prefeitura de Olinda (www.olinda.pe.gov.br) e marcar para os 13 locais de imunização que existem no município.

Além do grupo geral, trabalhadores da indústria, construção civil, bancários e dos Correios, com idade acima de 18 anos, podem se vacinar na cidade.

>> AO VIVO: acompanhe a coletiva do Governo de Pernambuco sobre a covid-19 nesta terça-feira (28)

A prefeitura de Olinda conta ainda com o reforço do Expresso Vacina Olinda - um ônibus adaptado para vacinação contra Covid-19 - fruto da parceria envolvendo a Prefeitura e a empresa Conorte.

O veículo visita, toda terça e quinta-feira, das 8h30 às 16h, um bairro para rastrear pessoas que necessitam da segunda dose.

Mais doses de vacinas

O Ministério da Saúde informou ao Governo de Pernambuco, esta semana, que serão encaminhadas ao todo 506.470 doses do Estado.

Além dos montantes recebidos na manhã de hoje, são esperadas mais 204.500 unidades da Astrazeneca e 94.770 da Pfizer/BioNTech até esta quarta-feira (28.07).

“A chegada de novas doses possibilitará um incremento na nossa campanha de imunização contra a Covid-19", enfatizou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

"É importante que os municípios se organizem para viabilizar o acesso das pessoas às segundas doses e garanta que elas fechem seus esquemas vacinais”, completou.

Desde o dia desde o dia 18 de janeiro, quando teve início a campanha de vacinação, Pernambuco já recebeu um total de 6.663.000 doses de imunizantes, sendo 3.352.170 da Astrazeneca, 2.433.360 da Coronavac, 709.020 da Pfizer e 168.450 da Janssen.

Como usar a máscara de forma correta?

Higienize as mãos

Antes de tocar a máscara médica limpa, você deve lavar bem as mãos com água e sabonete. Aplique sabonete às mãos molhadas e esfregue uma na outra por pelo menos 20 segundos. Depois, enxague. Seque as mãos com uma folha de papel-toalha e, depois, descarte-a no lixo.

Veja se a máscara tem algum defeito

Depois de tirar a máscara médica nova da caixa, veja se ela está em perfeitas condições ou se tem algum defeito, como rasgos. Se houver, jogue-a fora e use outro acessório.

Coloque a máscara na posição correta

A extremidade superior da máscara é a que tem um detalhe que se encaixa bem no nariz da pessoa. Portanto, ela deve ficar virada para cima na hora de vestir o acessório

Coloque a máscara do lado certo

A parte interna das máscaras médicas é branca, enquanto a externa tem alguma outra cor. Antes de vestir o acessório, veja se ele está do lado correto.

Coloque a máscara no rosto

Existem diversos tipos de máscaras médicas no mercado, cada um com um método próprio de aplicação.

Com alças para as orelhas: algumas máscaras têm duas alças laterais para as orelhas. Geralmente, elas são feitas de algum material elástico. Pegue o acessório pelo elástico, passe um pela primeira orelha e o outro pela segunda.

De amarrar: algumas máscaras têm tiras de amarrar na nuca. No geral, há dois pares (um em cima e outro embaixo). Pegue o acessório pelas tiras superiores, passe-as para trás da cabeça e dê o nó.

Com faixas: algumas máscaras têm duas faixas elásticas que passam para trás da cabeça (sem a necessidade de amarrar). Coloque o acessório no rosto, puxe a faixa superior por cima da cabeça e passe para a nuca. Depois, puxe a faixa inferior com o mesmo movimento.

Ajuste a máscara no nariz

Depois de colocar a máscara na cabeça e no rosto, segure-a na ponte do nariz com o indicador e o polegar.

Se necessário, amarre a tirinha inferior da máscara

Se estiver usando uma máscara de amarrar, dê o nó na base da cabeça. Como o acessório pode acabar não funcionando se você tentar mexer nele demais, é melhor esperar até a parte do nariz ficar no lugar certo antes de amarrar as tiras inferiores.

Ajuste a máscara no rosto e debaixo do queixo

Depois de prender bem a máscara, ajuste-a e cubra a boca e o nariz e passe a parte inferior do acessório por baixo do queixo.