Seleção feminina

Futebol feminino: Brasil perde para o Canadá nas Olimpíadas de Tóquio

Com a derrota para o Canadá, o futebol feminino brasileiro encerrou o ciclo, nesta sexta-feira (30), nas Olimpíadas de Tóquio

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 30/07/2021 às 8:09 | Atualizado em 29/04/2022 às 17:15
Lucas Figueiredo/ CBF
FOTO: Lucas Figueiredo/ CBF

O futebol feminino brasileiro encerrou um ciclo, nesta sexta-feira (30), nas Olimpíadas de Tóquio. Primeiro, veio um empate em 0 a 0 com o Canadá, no tempo normal.

Na prorrogação, o Brasil perdeu por 4 a 3 nos pênaltis e foi eliminado nas quartas de final dos jogos olímpicos, um resultado que marca a despedida das Olimpíadas da geração de Formiga e Marta, medalhistas de prata em Atenas, em 2004, e em Pequim, em 2008.

O adversário que a técnica Pia Sundhage mais vezes enfrentou no comando da seleção feminina de futebol venceu e deu fim ao sonho da seleção.

O jogo começou às 5h (horário de Brasília), no estádio de Miyagi, na cidade de Rifu.

 

Histórico de jogos

No comando do Brasil desde agosto de 2019, Pia encarou quatro vezes as canadenses. Em novembro daquele ano, a seleção atropelou as rivais: 4 a 0 no Torneio Internacional da China.

Em março do ano passado, no Torneio Internacional da França, as equipes empataram por 2 a 2. Em fevereiro deste ano, o escrete canarinho superou as norte-americanas por 2 a 0 no She Believes, competição realizada em Orlando (Estados Unidos).

Há pouco mais de um mês, em Cartagena (Espanha), os times não saíram do zero no último amistoso antes da Olimpíada.

Nos Jogos de Pequim (China), em 2008, a técnica eliminou as rivais nas quartas de final e levou os Estados Unidos à medalha de ouro - contra o Brasil na final, inclusive.

Quatro anos depois, em Londres (Grã-Bretanha), em 2012, novamente a frente das americanas, a sueca despachou as canadenses na semifinal.

Antes dessa partida, o Brasil encerrou a primeira fase na segunda posição do Grupo F, com os mesmos sete pontos da líder Holanda, ficando atrás pelo saldo de gols.

Na última terça-feira (27), as brasileiras superaram a Zâmbia por 1 a 0, gol de falta da meia Andressa Alves. Na ocasião, boa parte das titulares foi poupada e deve retornar contra o Canadá.

O único desfalque certo é a zagueira Poliana, que sofreu uma pancada na cabeça diante das africanas e terá de fazer uma ressonância magnética para verificar se houve concussão.

Canadá

Antes desse jogo, o Canadá se classificou na segunda vaga do Grupo E, com uma vitória (2 a 1 sobre o Chile) e dois empates (1 a 1 com Japão e Grã-Bretanha).

Há cinco anos, a seleção norte-americana frustrou o Brasil na disputa da medalha de bronze nos Jogos do Rio de Janeiro ao vencer o duelo (disputado em São Paulo) por 2 a 1.

Doze das 18 atletas que integraram o elenco canadense em 2016 estão em Tóquio.

Próximo jogo

O ganhador terá pela frente quem avançar entre EUA e Holanda, que jogam desde as 8h, em Yokohama.

Nos outros dois confrontos semifinais, o anfitrião Japão está encarando a Suécia, em Saitama, desde as 7h. Também na manhã desta sexta, tem Grã-Bretanha e Austrália, em Kashima, desde as 6h.