memória

Com duelo marcado em Tóquio, Brasil e Rússia fizeram jogo de vôlei épico nas Olimpíadas de Londres; reveja

Um tie-break nas quartas de final entre Brasil e Rússia, em 2012, entrou para a história do vôlei e dos Jogos Olímpicos

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 02/08/2021 às 20:53 | Atualizado em 30/12/2021 às 20:09
Reprodução/Volleyball World
FOTO: Reprodução/Volleyball World

Com o término da fase de grupos do vôlei feminino nos Jogos Olímpicos, chegou o momento do mata-mata. Quem perder, está fora das Olimpíadas de Tóquio.

No caminho até a medalha de ouro, o Brasil reencontra uma equipe rival: as russas. A diferença, desta vez, é que elas vêm com o nome de Comitê Olímpico Russo (ROC, em inglês) por causa da punição da Rússia após vários casos de doping em atletas do país.

O confronto pelas quartas de final está marcado para o dia 04 de agosto (quarta-feira), às 09h30, horário de Brasília.

> Por que Lucão, jogador de vôlei do Brasil, usa máscara durante jogos das Olimpíadas?

> Isaquias Queiroz: atleta brasileiro com maior número de medalhas em uma única edição de Olimpíada

Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, o duelo entre Brasil e Rússia entrou para a história e pode ser considerado um dos grandes jogos de vôlei da história.

As seleções femininas também se enfrentaram no primeiro confronto mata-mata, com vitória de virada do Brasil no tie-break, que terminou em 21 a 19.

Na ocasião, a campanha brasileira culminou com o bicampeonato olímpico. Relembre abaixo:

 

Campanha do Brasil

A Seleção Brasileira feminina de vôlei busca a quinta medalha do país em Olimpíadas, tendo no histórico dois ouros (2008 e 2012) e dois bronzes (1996 e 2000).

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Brasil conquistou cinco vitórias: Coreia do Sul (3 a 0), República Dominicana (3 a 2), Japão (3 a 0), Sérvia (3 a 1) e Quênia (3 a 0).

 

Quanto vale ganhar medalha nas Olimpíadas?

A cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Tóquio acontece no dia 08 de agosto. Até lá, inúmeros atletas de centenas de países disputam e conquistam medalhas, seja de ouro, prata ou bronze.

Mas você sabe quanto vale uma medalha olímpica? Apesar do Comitê Olímpico Internacional não pagar em dinheiro, muitos países oferecem recompensas pelo número de medalhas que os atletas ganham nos Jogos Olímpicos.

> Entenda por que o Brasil desfilou na abertura das Olimpíadas 2021 com apenas quatro pessoas

> Rebeca Andrade: da falta de dinheiro para seguir o sonho, ao 'baile de favela' nas Olimpíadas de Tóquio

Um levantamento feito pelo pela Consumer News and Business Channel (CNBC) aponta o valor recebido por medalhistas das Olimpíadas de 12 países, ao avaliar vários comitês olímpicos nacionais, associações esportivas e os valores em site de finanças pessoais chamado de Money Under 30.

Clique aqui e confira os valores.