INVERNO

Por que agosto é conhecido como o mês dos ventos? Especialista explica

Saiba também a relação entre altura e força dos ventos e baixa sensação térmica no período de inverno

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 03/08/2021 às 18:05 | Atualizado em 30/08/2022 às 18:41

Você já percebeu que em agosto os ventos costumam ser mais fortes? Não é por acaso que este mês é considerado o das ventanias.

O meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Rony Guedes, conversou com a TVJC e explicou o motivo de ventar tanto neste mês.

"Naturalmente, o segundo semestre é sempre o período mais quente no litoral nordestino. (...) O principal sistema indutor do vento aqui é a alta subtropical do Atlântico", conta

"Esse anticiclone induz uma canalização do vento em direção a costa nordestina, sempre a partir do mês de agosto. Então, os meses de agosto, setembro e outubro, os ventos são mais intensos aqui no litoral", explica Rony. 

Ainda de acordo com o especialista, a média da velocidade do vento é de 11 Km/h no Recife. Já no Agreste, essa médica fica em 13 Km/h e no Sertão ultrapassa os 15km/h.

Maior altura tem ventos mais fortes?

Segundo Rony Guedes, quanto mais alto, mais forte é a força do vento.

"Os prédios mais elevados, quanto mais forte você estiver, mais fortes serão os ventos. Nas áreas de morro, os ventos também são mais intensos", explicou.

É normal sentir mais frio neste período?

A resposta é sim!

"O vento ajuda a diminuir a sensação térmica. Então, agosto ainda está na metade do inverno, com temperaturas baixas, e o vento ajuda a ter essa sensação térmica mais fria". 

"Por isso que no período da noite, temos essa sensação de vento mais frio", explicou o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).