NOVO CORONAVÍRUS

Pernambuco terá mudanças no plano de convivência com a covid-19 a partir do dia 9 de agosto; saiba o que muda

Novas flexibilizações foram anunciadas durante coletiva na tarde desta quinta-feira (5)

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 05/08/2021 às 17:00 | Atualizado em 11/01/2022 às 16:54
Reprodução/YouTube
FOTO: Reprodução/YouTube

Durante coletiva de imprensa em formato híbrido na tarde desta quinta-feira (5), o Governo de Pernambuco anunciou novas flexibilizações no plano de convivência com a covid-19 no Estado, que passam a valer a partir da próxima segunda-feira (9).

As medidas foram tomadas devido a queda nos índices de contágio e em leitos de UTI, segundo o secretário de Saúde André Longo.

"Com isso, a rede pública de saúde tem, neste momento, 590 pacientes internados em leitos de UTI, que é o menor patamar registrado em 2021 e o menor quantitativo desde o final de outubro do ano passado. Esse cenário epidemiológico permite outros ajustes no nosso plano de convivência", justificou Longo.

>>>Saiba o que muda em Pernambuco e o que permanece após novas flexibilizações no plano de convivência com a covid-19

O que muda?

Atividades sociais e econômicas - Todos os estabelecimentos poderão funcionar até 00h. (Antes, apenas bares e restaurantes estavam funcionando até este horário) "A primeira das medidas é de que todas as atividades sociais e econômicas poderão funcionar até meia-noite. Outra medida anunciada é a diminuição do distanciamento para 1 metro nos locais aonde as pessoas permanecem o tempo inteiro de máscara", explicou Ana Paula Villaça.

Percentual de ocupação dos espaços - Percentual aumentado de 50% para 70%. "Será de 70% em bares, restaurantes, atividades de ginástica, atividades de lazer, salões de beleza, colação de grau, aulas da saudade, escolas", disse a secretária.

Limite de capacidade dos espaços - Aumentado para 300 pessoas em eventos corporativos, ou 70% da capacidade do local. "Permanece ainda o limite máximo de pessoas. Para eventos corporativos, a gente avança para até 300 pessoas, ou 70% da capacidade, o que for menor", disse.

Eventos sociais - Seguem com limite de até 100 pessoas. "Permanecem ainda com a capacidade de até 100 pessoas ou 50% da capacidade do espaço, o que for menor", detalhou.

Apresentações musicais - Número aumentado para até 5 integrantes (Antes era de 3). "Outra medida muito importante, atendendo o pleito da classe artística, diz respeito ao número de integrantes nas apresentações musicais para até cinco integrantes, para que possam se apresentar", disse Ana Paula Villaça.

Pista de dança - Segue proibido.

Campanha de vacinação

"É importante ressaltar que o sucesso da campanha de vacinação contra a covid-19 e, consequentemente, o controle da pandemia dependem fundamentalmente do engajamento da população e do trabalho árduo dos municípios no processo de vacinação e operalização da vacinação", disse Longo.