jogos olímpicos

Poseidon é Brasileiro! Com várias medalhas de ouro, Brasil domina águas de Tóquio nas Olimpíadas; veja

A delegação brasileira conquistou quatro medalhas de ouro em esportes aquáticos nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 07/08/2021 às 21:22 | Atualizado em 13/01/2022 às 18:33
Reprodução/Twitter/Time Brasil
FOTO: Reprodução/Twitter/Time Brasil

Quando se referem ao Brasil nos Jogos Olímpicos, muito se fala da força do vôlei de quadra e praia, do judô e obviamente do futebol.

No entanto, as Olimpíadas de Tóquio mostraram um novo lado da delegação brasileira: o aquático.

Além das históricas medalhas na natação, que ao longo do tempo se tornou uma das modalidades mais vitoriosas do país, os atletas de outras categorias que envolvem água se tornaram ou comprovaram o protagonismo.

> Ouro no futebol masculino nas Olimpíadas! Brasil vence a Espanha e é bicampeão olímpico

Ao todo, foram quatro medalhas de ouro nas águas japonesas. Tanto sucesso que os atletas estão sendo chamdos de filhos de Poseidon, deus dos mares e oceanos da Mitologia Grega.

Confira abaixo todos os medalhistas brasileiros que competem em esportes náuticos, exceto natação, e ganharam medalhas nos Jogos Olímpicos do Japão:

 

Canoagem

O baiano Isaquias Queiroz, de 27 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria C1 1000m da canoagem velocidade. Ele venceu a bateria na final com o tempo de 4m04s408, tendo colocado mais de um barco de vantagem, e mostrou o porquê de ter sido considerado favorito ao título olímpico.

> Ouro no boxe: Veja o nocaute de Hebert em ucraniano que garantiu a medalha nas Olimpíadas

Com a conquista, Isaquias Queiroz completou a coleção de medalhas olímpicas. Após ser prata e bronze no Rio de Janeiro, em 2016, ele agora garantiu a vaga no lugar mais alto do pódio.

 

Surf

A estreia do surf nos Jogos Olímpicos quase teve um final brasileira. Se não fosse a última onda pega pelo japonês Kanoa Igarashi, a dupla do Brasil ampliaria a história.

No entanto, com a derrota de Gabriel Medina, coube à Ítalo Ferreira fazer valer a tradição do país na categoria vista em outras competições.

> Ítalo Ferreira, ouro nas Olimpíadas de Tóquio, vai doar prancha de surfe para funcionário da TV Jornal

"Muito feliz. Foi um dia incrível, especial, trabalhei muito para isso e acreditei. É incrível (ser o primeiro campeão olímpico do surfe)", disse Ítalo Ferreira, que começou a surfar com uma tampa de isopor do pai pescador e depois para pranchas emprestadas dos primos antes. O surfista é natural de Baia Formosa (RN).

 

Maratona aquática

A brasileira Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de ouro na prova dos 10 quilômetros (km), com o tempo de 1h59min30s8.

Ela já foi eleita seis vezes a melhor atleta do mundo em maratonas aquáticas, além de ser tetracampeã mundial em provas de 25 km (2011, 2015, 2017 e 2019) e campeã pan-americana (2019) na prova de 10 km.

> Mascote nas Olimpíadas: Conheça Ginga, entenda significado e imprima máscara da onça-pintada

O primeiro lugar era almejado, sonhado e perseguido desde as Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Ao longo dos anos, ela afirmou que foi moldando, apoiado na maturidade e na segurança com o técnico Fernando Possenti.

 

Vela

A dupla brasileira Martine Grael e Kahena Kunze conquistou o bicampeonato olímpico da classe 49er FX da vela.

A confirmação do ouro na Olimpíada de Tóquio veio com a terceira colocação na regata da medalha, que somou com as outras regatas.

A regata da medalha ofereceu pontuação dobrada em relação às provas tradicionais e teve duração de 20 minutos, dez a menos que as outras 12 disputadas anteriormente.

 

Quadro de medalhas