Astronomia

Nasa: Asteroide Bennu pode se chocar com a Terra a partir de 2135

Cientistas elaboram missão para mudar a trajetória do asteroide. Asteroide Bennu tem 500 metros de diâmetro e está a 320 milhões de quilômetros da Terra

Com informações do SBT
Publicado em 12/08/2021 às 12:36 | Atualizado em 18/02/2022 às 20:40
NASA
FOTO: NASA

Uma missão espacial realizada pela Nasa conseguiu prever a trajetória do asteroide Bennu, de 500 metros de diâmetro, para os próximos séculos.

Apesar da pequena chance de impacto, a Nasa anunciou a missão Dart, que tem como objetivo projetar uma espaçonave de meia tonelada que possa mudar a trajetória de asteroides ao se chocar com eles ou com uma de suas "luas".

>> Vídeo mostra momento em que meteoro esverdeado foi registrado no céu da Turquia; confira

>> Câmera registra explosão de meteoro no céu da Noruega; veja vídeo

Possibilidade de colisão

De acordo com a agência, é estimado que ele passe muito próximo da Terra, em 2135, tendo uma "pequena possibilidade" de colidir com o planeta.

Isso porque, a partir deste momento, o asteroide pode atravessar um "buraco de fechadura gravitacional" - região do espaço onde a gravidade de um planeta altera a órbita de um asteroide - que pode mudar sua trajetória e o trazer diretamente para a Terra.

>> Grupo com astrofísico pernambucano cria mapa mais nítido do céu baseado em raios gama

"Temos que ter em mente que a probabilidade de impacto, em geral, é realmente pequena", explicou Davide Farnocchia, autor principal do estudo, em uma entrevista organizada pelo Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, da Nasa.

Segundo ele, a chance de o temido impacto entre Bennu e a Terra acontecer, até o ano 2300 é de 1 em 1.750, uma porcentagem de 0,057%.

"Devemos lembrar que o risco de Bennu como asteroide individual é menor do que o risco de objetos não descobertos, de tamanho semelhante. É por isso que a Nasa está fazendo um grande esforço para descobrir mais de 90% dos objetos próximos da Terra com mais de 140 metros", concluiu Farnocchia.