Imunização

Prefeitura do Recife abre vacinação contra a gripe para todos os moradores; a tríplice viral também é oferecida

A partir desta quinta (12), os moradores do Recife podem procurar as 150 salas de vacina da Secretaria de Saúde para ser imunizados contra a gripe

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 12/08/2021 às 11:26 | Atualizado em 18/02/2022 às 21:09
Edmilson Tanaka
FOTO: Edmilson Tanaka

A partir desta quinta-feira (12), a Prefeitura do Recife passa a disponibilizar a vacinação contra a gripe para todos os moradores da cidade.

Para isso, o município irá utilizar as cerca de 200 mil doses remanescentes da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, que teve início no dia 12 de abril.

A vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas 150 salas de vacina da Secretaria de Saúde d Recife (Sesau).

 

>> Posso tomar a vacina da covid-19 mesmo estando gripado? E a da gripe?

>> Ministério da Saúde apela para que as pessoas tomem a 2º dose da vacina contra a covid-19

 

Meta

Até o momento, foram aplicadas 360.947 doses da vacina, o que representa 54,62% da meta de 90% de cobertura vacinal, estipulada pelo Ministério da Saúde (MS).

Como a cidade ainda não atingiu a meta estipulada pelo órgão federal, é importante destacar que, mesmo com a abertura da vacinação para a população em geral, as pessoas incluídas nestes grupos específicos devem procurar os postos para receber a dose.

Somando todo o público-alvo, de todas as etapas da campanha, são mais de 645,2 mil pessoas aptas para serem imunizadas na capital pernambucana.

A decisão de vacinar todos os moradores do município contra a gripe foi pactuada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), depois que o Ministério da Saúde autorizou a ampliação do público para além dos grupos prioritários.

>> Coronavac, Pfizer, Janssen, Astrazeneca: pode consumir bebida alcoólica após tomar vacina contra a covid-19?

 

Documentos

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).

O Programa de Imunização do Recife vai aproveitar a ida das crianças e jovens aos postos para atualizar a caderneta de vacinação, aplicando outras doses, se houver necessidade.

Parte do público específico precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização.

Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

Covid-19

Por recomendação do MS, a vacina contra a covid-19 deve ser priorizada e, por isso, é indicado que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal, antes de receber a vacina contra influenza.

Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas anticovid e gripe.

A vacina contra a gripe não tem eficácia contra o novo coronavírus, mas a imunização auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para covid-19, já que alguns dos sintomas podem ser parecidos com os da gripe.

O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelos vírus Influenza, e também desafogar os serviços de pronto atendimento.

Pontos de vacinação

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife disponibiliza a vacina em mais de 150 salas de vacina do município, de segunda a sexta, entre 8h e 17h. Confira a lista de salas de vacina no Recife.

Grupos prioritários

Fazem parte dos grupos prioritários as crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias); trabalhadores da saúde, idosos (a partir de 60) e professores dos ensinos básico e superior.

Além desses, as pessoas com comorbidades (confira a lista aqui); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos transportes coletivos rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários.

Além deles, também serão imunizados os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Tríplice viral

A Secretaria de Saúde também ainda vai disponibilizar a vacina tríplice viral para aqueles que nunca tomaram o imunizante ou não tenham comprovação de ter completado o esquema vacinal recomendado, seja na infância ou em outro momento da vida.

Além do sarampo, a vacina tríplice viral também protege contra a caxumba e rubéola.

São consideradas vacinadas pessoas de 1 a 29 anos com duas doses da vacina; pessoas de 30 a 59 anos com uma dose e profissionais de saúde com duas doses da tríplice viral.

Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 60 anos não precisa se preocupar.