CORONAVÍRUS

Fiocruz entrega 3 milhões de doses da vacina AstraZeneca ao PNI

Fundação completa 22 semanas de entregas ininterruptas de imunizantes

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 13/08/2021 às 18:35
Reprodução/Agência Brasil
FOTO: Reprodução/Agência Brasil
Leitura:

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) entregou nesta sexta-feira (13) ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) 3 milhões de doses da vacina AstraZeneca contra covid-19. Com 22 semanas de entregas ininterruptas, a Fiocruz já produziu e entregou 80,5 milhões ao Ministério da Saúde e viabilizou a chegada ao país de 4 milhões de doses produzidas no Instituto Serum, na Índia.

>>>Posso tomar a vacina da covid-19 mesmo estando gripado? E a da gripe?

>>>Por que as pessoas com duas doses da vacina ainda podem contrair a covid-19?

>>>Vacinas contra a covid-19: Alteram o DNA? Podem causar infertilidade? Pode beber após ser vacinado? Tire essas e outras dúvidas

Na entrega desta semana, 233 mil doses foram enviadas diretamente ao estado do Rio de Janeiro, onde ficam a sede da fundação e a fábrica do instituto.

A Fiocruz ressalta que Bio-Manguinhos permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado para a formulação das vacinas e aguarda a confirmação de novos embarques do insumo ainda para o mês de agosto.

Associação ao álcool

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), envolvida nas decisões do Programa Nacional de Imunização (PNI), informou que nenhuma vacina, incluindo todas para prevenir a covid-19, contraindica o consumo de bebidas alcoólicas ou exige precauções. Não há qualquer interferência na resposta imunológica ou aumento do risco de eventos adversos.

É importante ressaltar, no entanto, que o uso crônico e abusivo de álcool pode enfraquecer o sistema imunológico, aumentar o risco de infecções por vírus e bactérias, além de trazer diversos outros prejuízos à saúde e à vida.

Mais Lidas