CORONAVÍRUS

Terceira dose da Pfizer? Anvisa pede explicação à farmacêutica; entenda

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu informações à farmacêutica Pfizer sobre a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 13/08/2021 às 15:28 | Atualizado em 21/02/2022 às 11:05
Foto: Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Foto: Hélia Scheppa/SEI

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu informações à farmacêutica Pfizer sobre a aplicação da terceira dose da vacina do laboratório contra a covid-19, denominada Comirnaty.

A agência quer dados sobre os estudos conduzidos pela empresa para avaliar a aplicação dessa dose extra, bem como os resultados obtidos pelas pesquisas.

Também foi solicitada uma reunião com representantes da farmacêutica sobre o tema.

>>>Posso tomar a vacina da covid-19 mesmo estando gripado? E a da gripe?

>>>Por que as pessoas com duas doses da vacina ainda podem contrair a covid-19?

>>>Vacinas contra a covid-19: Alteram o DNA? Podem causar infertilidade? Pode beber após ser vacinado? Tire essas e outras dúvidas

A solicitação foi feita com o intuito de obter subsídios sobre o assunto envolvendo a análise feita pela autoridade sanitária dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês).

O órgão estadunidense autorizou a terceira dose em determinados casos, como em pacientes que tiveram transplante e pacientes com dificuldades no sistema imunológico, como HIV positivos e com câncer.

A Pfizer obteve autorização para estudos sobre a segurança e eficácia da terceira dose em pacientes ainda em junho.

Outras duas pesquisas já foram autorizadas pela Anvisa no país, ambas do laboratório AstraZeneca, que tem acordo com a Fundação Oswaldo Cruz para fabricação de imunizantes contra a covid-19.

Associação ao álcool

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), envolvida nas decisões do Programa Nacional de Imunização (PNI), informou que nenhuma vacina, incluindo todas para prevenir a covid-19, contraindica o consumo de bebidas alcoólicas ou exige precauções.

Não há qualquer interferência na resposta imunológica ou aumento do risco de eventos adversos.

É importante ressaltar, no entanto, que o uso crônico e abusivo de álcool pode enfraquecer o sistema imunológico, aumentar o risco de infecções por vírus e bactérias, além de trazer diversos outros prejuízos à saúde e à vida.