Meio Ambiente

ONGs denunciam presença de bolas de petróleo em praias de Fernando de Noronha

Moradores da ilha de Fernando de Noronha denunciam que o problema das bolas de petróleo está se tornando mais frequente

JC Online Com informações de Edilson Vieira
JC Online
Com informações de Edilson Vieira
Publicado em 14/08/2021 às 14:49 | Atualizado em 21/02/2022 às 16:19
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

Perfis nas redes sociais estão compartilhando, neste sábado (14), fotografias de praias na ilha de Fernando de Noronha que estariam recebendo bolas de petróleo já endurecidas, conhecidas como "piche".

No perfil do Instituto BiomaBrasil, no Instagram, as fotos são acompanhadas do texto:

"Acabamos de receber essas fotos, de diferentes grupos e pessoas, constatando a chegada de muitas bolotas de petróleo e lixo plástico, trazidas pela Corrente Sul Equatorial. A mesma corrente que trouxe o óleo em setembro de 2019 para o litoral do Nordeste".

O Instituto BiomaBrasil informa ainda que, "pelas fotos, o óleo parece estar bem intemperizado [decomposto em pedaços pequenos].

Menos pior... mas a quantidade é significativa, além do lixo plástico, que chega todos os dias nas praias de Caieras, Sueste e Leão, pela mesma corrente", diz o texto.

 

>> Dois anos depois, mistério sobre óleo nas praias do Nordeste continua

 

 
 

O perfil do grupo Salve Maracaípe relaciona uma possível ligação da poluição atual com o óleo derramado no litoral do Nordeste, há dois anos.

"É com preocupação que recebemos a informação da chegada de petróleo em Fernando de Noronha. Aparentemente um petróleo já intemperizado, e com alguma chance de ainda ser o mesmo que atingiu todo o Nordeste em 2019, mas que isso só pode ser confirmado via análise em laboratório. O material chegou através das correntes oceânicas que também sempre carrega muito lixo para as Ilhas, algo, infelizmente normal. Esse evento deixa ainda mais claro os riscos da exploração de petróleo no entorno oceânico da Ilha, que tem uma alta sensibilidade ecológica ao tempo de uma enorme importância global", abordou a postagem.

 

 

>> Óleo volta a aparecer em praias do Litoral Sul de Pernambuco

>> Fragmentos de óleo reaparecem em praias do litoral de Pernambuco

 

Mais frequente

O morador de Noronha, Julio Costa, contou a reportagem do Jornal do Commercio que o aparecimento do "piche", como são chamadas as porções de petróleo, nas praias de Noronha, sempre aconteceu, mas era um fenômeno mais ou menos raro.

"De uns tempos pra cá está se tornando mais frequente, o que é preocupante, porque a ilha vive do turismo e se isso se tornar grave pode prejudicar a população", falou o morador, que mantém na ilha uma pousada.