NOVO CORONAVÍRUS

Posso tomar a vacina da covid-19 mesmo com sintomas de febre, tosse ou dor de cabeça?

Tire essa e outras dúvidas sobre a vacinação contra a covid-19.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 16/08/2021 às 16:05 | Atualizado em 25/02/2022 às 17:17
Foto: Tony Winston/ MS
FOTO: Foto: Tony Winston/ MS

Com a faixa etária para vacinação contra a covid-19 cada vez no Brasil e estando no período de Inverno, muitas pessoas se perguntam qual o momento ideal para tomar a vacina.

Existem reações adversas? Pode beber depois de tomar a vacina? É recomendado tomar o imunizante mesmo estando com tosse, febre ou sintomas de gripe?

Assim como qualquer outro tipo de vacina, a vacina do novo coronavírus também pode provocar aparecimento de alguns efeitos secundários, principalmente dor no local da injeção, como inchaço, dor e vermelhidão.

Além disso, algumas pessoas podem ainda apresentar cansaço, dor muscular, febre e dor de cabeça. Estes sintomas geralmente são leves e tendem a desaparecer em poucos dias.

 

A vacina não é recomendada na situação de sintomas como dor de cabeça, tosse ou febre, uma vez que o sistema imunológico encontra-se mais fragilizado.

Além disso, como os sintomas da COVID-19 podem ser confundidos com os da gripe, a recomendação é que a pessoa permaneça em isolamento e siga todas as orientações para um caso suspeito.

Associação ao álcool

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), envolvida nas decisões do Programa Nacional de Imunização (PNI), informou que nenhuma vacina, incluindo todas para prevenir a covid-19, contraindica o consumo de bebidas alcoólicas ou exige precauções.

Não há qualquer interferência na resposta imunológica ou aumento do risco de eventos adversos.

É importante ressaltar, no entanto, que o uso crônico e abusivo de álcool pode enfraquecer o sistema imunológico, aumentar o risco de infecções por vírus e bactérias, além de trazer diversos outros prejuízos à saúde e à vida.

Vacina contra a gripe

A Drª Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, gravou um vídeo esclarecendo as principais dúvidas sobre a vacinação contra gripe.

No vídeo abaixo, ela responde se pode ou não tomar a vacina da gripe estando com sintomas da Influenza.