
Com a faixa etária para vacinação contra a covid-19 cada vez no Brasil e estando no período de Inverno, muitas pessoas se perguntam qual o momento ideal para tomar a vacina.
Assim como qualquer outro tipo de vacina, a vacina do novo coronavírus também pode provocar aparecimento de alguns efeitos secundários, principalmente dor no local da injeção, como inchaço, dor e vermelhidão.
Além disso, algumas pessoas podem ainda apresentar cansaço, dor muscular, febre e dor de cabeça. Estes sintomas geralmente são leves e tendem a desaparecer em poucos dias.
A vacina não é recomendada na situação de sintomas como dor de cabeça, tosse ou febre, uma vez que o sistema imunológico encontra-se mais fragilizado.
Além disso, como os sintomas da COVID-19 podem ser confundidos com os da gripe, a recomendação é que a pessoa permaneça em isolamento e siga todas as orientações para um caso suspeito.
Associação ao álcool
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), envolvida nas decisões do Programa Nacional de Imunização (PNI), informou que nenhuma vacina, incluindo todas para prevenir a covid-19, contraindica o consumo de bebidas alcoólicas ou exige precauções.
Não há qualquer interferência na resposta imunológica ou aumento do risco de eventos adversos.
É importante ressaltar, no entanto, que o uso crônico e abusivo de álcool pode enfraquecer o sistema imunológico, aumentar o risco de infecções por vírus e bactérias, além de trazer diversos outros prejuízos à saúde e à vida.
Vacina contra a gripe
A Drª Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, gravou um vídeo esclarecendo as principais dúvidas sobre a vacinação contra gripe.
No vídeo abaixo, ela responde se pode ou não tomar a vacina da gripe estando com sintomas da Influenza.