Tecnologia

Status online e digitando podem ser escondidos? Confira truques para garantir sua privacidade no WhatsApp

A rede social possui configurações para garantir a privacidade dos usuários

Com informações do Leia Já
Com informações do Leia Já
Publicado em 18/08/2021 às 9:12
Reprodução
FOTO: Reprodução
Leitura:

O WhatsApp possui configurações que ajudam a proteger a privacidade do usuário, como definir quem pode ver a foto do perfil, adicionar aos grupos e ver o recado do perfil, visto por último e confirmação de leitura. Mas ainda há uns detalhes que atrapalham um pouco nas conversas, como o status 'online', que pode causar muita discórdia, e o 'digitando', que pode provocar expectativas e até problemas - afinal, a pessoa que está do outro lado, esperando uma resposta, sabe cada passo que você está dando.

>> Saiba como usar o novo recurso do WhatsApp que permite visualizar imagens uma única vez

Como ler e responder com privacidade?

O aplicativo ainda não permite que seus usuários consigam ocultar, por exemplo, quando estão online e digitando, mas há alternativas. Uma opção para que os usuários consigam ler as mensagens sem abrir o WhatsApp e ficar 'online' é a leitura pelas notificações do próprio smartphone - que nem sempre mostram toda a conversa, apenas trechos do que foi enviado.

Há também outra possibilidade, que pode parecer meio óbvia, mas muitas pessoas podem não ter percebido: abrir o aplicativo sem estar conectado à internet, fazendo isso no "modo avião" do celular. Deste modo, a rede Wi-fi e a conexão da rede móvel serão desligadas. Já que para acessar o WhatsApp não precisa estar, necessariamente, conectado à internet, o usuário poderá ler suas mensagens estando offline e escrever as mensagens, sem aparecer para o seu contato o 'digitando'.

>> WhatsApp anuncia atualização: entenda o que muda nas suas mensagens

>> WhatsApp Web ganha nova atualização que permite edição de imagens

No entanto, é bom frisar que, para que as mensagens sejam encaminhadas, depois será necessário que o usuário se conecte e desligue o "modo avião".

Também há a opção, em boa parte dos celulares, de colocar na tela um widget do WhatsApp que mostra todas as conversas, sem aparecer que você está lendo. Então, é só ir nas configurações da sua tela principal, onde você escolhe quantas telas e qual é a 'home', tocar em 'widgets' e procurar o do WhatsApp.

Navegado

As formas acima mostram as maneiras mais práticas e menos arriscadas de esconder o 'online' e 'digitando', e ler suas mensagens com tranquilidade. No entanto, existem alguns aplicativos extensões para navegadores que prometem "melhorar" o WhatsApp, até possibilitando ficar offline.

É preciso ressaltar que esses aplicativos podem ser perigosos para a privacidade de quem utiliza, já que precisam interferir na conexão com o WhatsApp para oferecer os recursos. Um ataque hacker aos serviços de extensão pode colocar a segurança das suas conversas e a sua própria em risco. Hoje em dia, quase tudo é possível fazer através do WhatsApp, e a permissão de acessos desses aplicativos pode não ser uma boa ideia.

Mais Lidas