PROTEÇÃO

Centro de tecnologia desenvolve máscara que permite leitura labial

O equipamento facilita a comunicação com deficientes auditivos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 23/08/2021 às 20:10 | Atualizado em 25/03/2022 às 17:14
Pixabay
FOTO: Pixabay

Com informações da Agência Brasil.

O Centro de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, a ONG Divina Agulha e a Basf, apresentaram hoje (23) uma máscara de proteção individual contra a covid-19, que possui um visor transparente na região da boca.

 A iniciativa tem como objetivo fazer com que o equipamento facilite a comunicação com as pessoas que possuem deficiência auditiva e que realizam leitura labial.

A máscara conta com um plástico transparente antiembaçante, é feita com três camadas de tecido, tem elástico ajustável, e pode ser lavada até 30 vezes para a reutilização.

>>>Terceira dose da Pfizer garante maior proteção contra a covid-19? A dose reforço será aplicada no Brasil? Saiba mais

>>>Posso tomar a vacina CoronaVac mesmo estando gripado? e a da Astrazeneca?

>>>Posso tomar a vacina da covid-19 mesmo estando gripado? E a da gripe?

“Nós não podemos deixar de lançar mão de qualquer tipo de tecnologia que inclua as pessoas na sociedade. E incluir não é só colocar ela pertinho, é dar a ela autonomia em todos os sentidos, no limite de cada um”, destacou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão. As máscaras custam R$ 12,80, e podem ser encontradas na loja da Fundação Grupo Volkswagen.

Vacinação no Recife

O prefeito João Campos anunciou, nesta segunda-feira (23), que está liberado o agendamento da vacinação contra a covid-19 para os adolescentes de 16 e 17 anos de idade.

O novo grupo poderá agendar hoje, a partir das 20h, no Conecta Recife, e ser imunizado já nesta terça-feira (24).

Saiba mais sobre a vacinação no Recife

“Hoje a gente dá um grande passo na vacinação na nossa cidade. A gente abre, às 20h, no Conecta Recife, a vacinação para pessoas com 16 e 17 anos de idade, independente de comorbidades. Com isso, a gente segue avançando. Já atingimos a marca de 86% da população adulta vacinada com pelo menos a primeira dose”, comemorou João Campos.

“A vacinação segue avançando, mas é fundamental que os cuidados permaneçam. O uso de máscara é essencial e vai ajudar a salvar vidas”, disse o prefeito.