pandemia

Pesquisa revela que veneno de cobra brasileira pode ajudar na imunização contra a covid-19; saiba mais

O estudo foi desenvolvido depois que cientistas encontraram peptídeo na cobra Jararacuçu (Bothrops jararacussu)

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 23/08/2021 às 16:31 | Atualizado em 25/03/2022 às 20:02
Miguel Nema - Parque Estadual Serra do Mar
FOTO: Miguel Nema - Parque Estadual Serra do Mar

Com informações do Canaltech.

Os pesquisadores do Instituto de Química (IQ) da Unesp de Araraquara, em São Paulo, podem ter encontrado uma resposta para a imunização da covid-19 em um veneno de cobra.

De acordo com os cientistas, o veneno da cobra Jararacuçu (Bothrops jararacussu) tem peptídeo, que consiste em um pedaço de proteína, e pode conter a reprodução do SARS-CoV-2, que é o coronavírus causador da covid-19.

Em testes realizados em laboratório com células de macaco, eles perceberam que o peptídeo conseguiu inibir em 75% a capacidade de multiplicação do vírus.

"Nossos resultados são promissores e representam um recurso valioso na exploração de novas moléculas para a descoberta e desenvolvimento de fármacos contra a infecção por SARS-CoV-2", afirmou o professor do instituto e um dos autores do estudo, Eduardo Maffud Cilli.

O próximo passo é avaliar a eficácia do veneno da cobra em diferentes dosagens da covid-19, além de analisar a possibilidade de trabalhar evitando a invasão do vírus organismo.

Expectativas

Segundo explicaram os pesquisadores, o peptídeo é fácil de ser obtido. Trata-se de uma molécula que pode bloquear a enzima PLPro do coronavírus, sendo responsável pela multiplicação nas células, incluindo todas as variantes do SARS-CoV-2 (covid-19) possuem esse enzima, e anima os cientistas para o avanço na pesquisa.

> Por que Joinville aplica vacina da covid-19 perto do bumbum? Tem mais eficácia?

> OMS pede que países adiem 3ª dose da vacina contra a covid-19 até imunizar vulneráveis

A ideia de estudar o veneno surgiu quando os pesquisadores descobriram que o peptídeo da cobra Jararacuçu contava com atividade bacteriana.

Para ter melhores resultados, algumas modificações na estrutura química sintetizada foram feitas. Essa fato deu o aumento de 75% na inibição da capacidade de multiplicação do coronavírus nas células.