Pandemia

Covid-19: Ministro da Saúde anuncia 3º dose de vacina a partir de setembro; veja quando e quem terá direito

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a 3ª dose de vacina contra a covid-19 para grupo específico.

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 25/08/2021 às 9:38 | Atualizado em 04/04/2022 às 19:36
Kristine Wook do Unsplash
FOTO: Kristine Wook do Unsplash

Com informações do JC Online.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um anúncio sobre a 3º dose da vacina contra a covid-19. Segundo a Folha de S. Paulo, o reforço acontece ainda neste ano e será para um grupo específico da população brasileira.

"Em função sobretudo da Delta e da necessidade de aumentar a proteção da população, estávamos tratando de reforço de dose", afirmou.

Em Brasília, o chefe da pasta explicou que a data foi escolhida por esperar que, até lá, todos os brasileiros a partir de 18 anos tenham sido vacinados com, pelo menos, uma dose do imunizante.

>> Descubra por que a vacina contra a covid-19 é aplicada no bumbum em Joinville

>> João Campos anuncia novo grupo para vacinação contra a covid-19 no Recife; saiba mais

3º dose

A terceira dose da vacina contra a covid-19 começará a ser aplicada em 15 de setembro. O reforço será feito em idosos e imunossuprimidos. Os imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há 21 dias podem tomar o reforço a partir de setembro.

Já os idosos devem ter sido vacinados com a segunda dose da vacina há mais de seis meses. Os primeiros a serem contemplados serão os que têm mais de 80 anos. O imunizante utilizado para a terceira dose será o da Pfizer.

“Esse reforço será direcionado primeiro àqueles indivíduos imunossuprimidos, por exemplo, pacientes transplantados. Então esses que são imunossuprimidos, desde que tenham tomado uma dose de vacina depois de 21 dias, nós vamos aplicar um reforço e a vacina será a vacina da Pfizer”, explicou.

“O outro são os idosos, acima de 80 anos. Inicialmente, vamos aplicar também uma dose da vacina da Pfizer para aqueles que tomaram a última dose há seis meses”, acrescentou.

Balanço

Até essa terça-feira (24), 59,19% da população brasileira havia recebido a primeira dose da proteção contra o novo coronavírus, e 26,83% estavam totalmente imunizados, ou seja, com as duas doses ou a dose única.