crise

O que está acontecendo no Afeganistão hoje: morte de militares dos Estados Unidos e grupo extremista rival do Talibã

O grupo extremista Talibã retomou o poder no Afeganistão, no Oriente Médio, após ter controle da cidade de Cabul, capital do país

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 26/08/2021 às 18:33 | Atualizado em 05/04/2022 às 18:50
Reprodução
FOTO: Reprodução

Desde o dia 15 de agosto, quando o Talibã invadiu a cidade de Cabul, capital do Afeganistão, e retomou o poder no país, milhares de pessoas tentam desesperadamente deixar a região com medo do ditadura do grupo extremista vista entre os anos de 1996 e 2021, período em que estiveram no comando do governo.

Diante disso, os sites da TV Jornal e Rádio Jornal mostram o resumo sobre o que está acontecendo no Afeganistão, uma das nações mais conflituosas do mundo, em mais um dia de domínio do grupo extremista.

Morte de militares

O chefe das forças americanas no Afeganistão, Frank McKenzie, em entrevista coletiva, confirmou a morte de 12 militares dos Estados Unidos e outros 15 feridos.

Segundo ele, aconteceram dois ataques suicidas, provavelmente ligados a integrantes do Estado Islâmico, em Cabul. Além disso, ainda não se sabe um número sobre as vítimas civis das explosões realizadas em um dos acessos ao aeroporto a um hotel na região.

Segundo o militar, depois das explosões aconteceram disparos contra as forças americanas.

> É falso vídeo que circula no WhatsApp e mostra supostos membros do Talibã executando mulher

> O que está acontecendo no Afeganistão: retirada de 16 mil pessoas; ''ameaça'' do Talibã e resistência de província

''A ameaça a nossas forças por parte do Estado Islâmico é muito grande. Apesar desses ataques, vamos continuar com essa missão. Desde o dia 14 de agosto, 5 mil pessoas foram retiradas, boa parte dos EUA, mas também aliados'', afirmou Frank McKenzie.

Grupo extremista rival

De acordo com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, existia a possibilidade de ataque no aeroporto de Cabul por parte do braço regional do Estado Islâmico (EI), denominado Estado Islâmico-Khorasan (EI-K).

Segundo a agência vinculada ao grupo extremista, Amaq News, o Estado Islâmico assumiu a responsabilidade do ataque.

> Talibã diz esperar fim da retirada de estrangeiros até o dia 31

> Imagens mostram o desespero de mães passando bebês para militares por arame farpado no Afeganistão

O grupo foi reconhecido formalmente pelo comando central do Estado Islâmico após se instalar no nordeste do Afeganistão.

O grupo extremista já massacrou civis em mesquitas, santuários, praças e até hospitais, além de ataques contra muçulmanos de alas que considera hereges - em particular os xiitas.

Mudança no nome do país

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, anunciou que o Afeganistão passou a se chamar Emirado Islâmico do Afeganistão.

O nome é o mesmo adotado quando o grupo extremista esteve no poder do país pela primeira vez, entre 1996 e 2021. Através de uma publicação nas redes sociais e em coletiva de imprensa, ele afirmou que grupo teria atitudes mais moderadas e não seria igual ao que aconteceu no primeiro governo deles.

> Talibã anuncia anistia geral no Afeganistão. O que é e qual o objetivo no país?

> Por que o Talibã representa um risco para as mulheres do Afeganistão?

No entanto, um dos principais comandantes do Talibã, Waheedullah Hashimi, afirmou que as leis devem ser semelhantes às que existiam da outra vez que o grupo extremista esteve no comando.

Esse fato é o motivo do medo da população, que desesperadamente tenta deixar o Afeganistão.

O que pode ser feito e como ajudar as pessoas?

O secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres, conclamar que todas as partes em conflito no Afeganistão devem exercer a máxima contenção para proteger as vidas das pessoas e garantir os direitos humanos.

Diante disso, Thales Castro comentou sobre qual o caminho para mudar a situação do país.

> Vídeo: Pessoas caem de avião ao tentar fugir do Afeganistão com chegada do Talibã

''No campo político, tem muito pouco do que pode ser feito. Eu percebo que é uma tragédia anunciada. A gente percebe que dois países importantes no cenário mundial formataram algum tipo de suporte: China e Rússia. Com a retirada das tropas dos Estados Unidos, simbolicamente é uma vitória dos chineses. Com isso, vão poder usar o território do Afeganistão para a reconstrução da infraestrutura do país. Isso traz mudanças geopolíticas no mundo todo'', afirmou o cientista político em entrevista a Rádio Jornal sobre o Afeganistão hoje.