ENERGIA

Veja quais são os aparelhos que gastam mais energia e aumentam a conta de luz

Conta de luz está mais cara a partir deste mês de setembro

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 02/09/2021 às 20:50
Pixabay
FOTO: Pixabay

Com a criação da bandeira tarifária, chamada de 'Escassez Hídrica', que é mais cara que a bandeira vermelha 2, os eletrodomésticos estão na mira dos consumidores para minimizar os efeitos da conta de energia elétrica no orçamento ao final do mês. A taxa aumentou quase 50% e o valor subirá de R$ 9,49 para R$ 14,20, a partir deste mês de setembro. Segundo a Aneel, a cada 100 kWh de energia consumida, uma taxa extra será cobrada. Por isso, os consumidores devem prestar atenção redobrada em alguns itens para garantir a economia pretendida. Atualmente, muitos brasileiros estão procurando formas de economizar e evitar gastos muito altos. Pensando nisso, separamos uma lista com alguns eletrodomésticos que consomem mais energia elétrica e que precisam de uma atenção a mais durante o uso.

Confira os aparelhos que mais consomem energia elétrica e aumentam na conta de luz:

Ar-condicionado

O aparelho é um dos que mais consome energia. De acordo com o Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética (Procel), o modelo que for menor ou igual a 9 mil BTU/h tem consumo médio mensal de 128,80kWh se usado por oito horas em 30 dias.

Uma dica é buscar um modelo adequado para o tamanho do cômodo em que você pretende instalar.

Geladeira

Uma geladeira com modelo de uma porta tem consumo médio mensal de 25,20kHw. Os modelos de duas portas frost free consomem 56,88kHw por mês. Uma das dicas para ajudar na economia é evitar abrir a porta da geladeira o tempo todo. Também é importante verificar se a vedação está funcionando corretamente e manter o aparelho distante do fogão.

Chuveiro elétrico

Para não levar um susto com o valor da conta, a recomendação é buscar um modelo com menor potência. Lembre-se também de desligar o chuveiro quando não estiver utilizando e ficar menos tempo no banho.

>>Com energia mais cara, veja dicas para economizar na conta de luz

Videogame

Segundo o Procel, se usado por quatro horas diariamente, o videogame pode ter um consumo de 1,44 kHw por mês. O gasto é maior dependendo do modelo. Videogames mais novos, como o PS4 ou Xbox One, gastam mais energia que os seus modelos anteriores.

A dica é reduzir o tempo de uso e também desligar o aparelho após jogar, sem deixar no modo standby.

Micro-ondas

A dica é utilizar menos o aparelho e buscar modelos mais eficientes.

Televisão

A dica é reduzir o tempo de uso do equipamento e tirar da toma quando não estiver assistindo. Trocar LCD por LED ajuda na economia também.

Carregador de celular

Fique atento ao carregamento do seu celular. O carregador consome, em média, 0,26kHw quando não está sendo utitlizado e pode ir até 5kHw quando o celular esá totalmente carregado, mas continua na tomada. Então, assim que o celular estiver carregado, a recomendação é retirar o carregador da tomada.

Com a criação da bandeira Escassez Hídrica, que é mais cara que a bandeira vermelha 2, os eletrodomésticos estão na mira dos consumidores para minimizar os efeitos da conta de energia elétrica no orçamento ao final do mês. Alguns itens merecem atenção redobrada para garantir a economia pretendida.

Como economizar energia?

Além da dica dos aparelhos, outras orientações gerais podem ajudar na economia de energia, como trocar instalações elétricas antigas ou que estejam apresentando algum problema.

STAND-BY

Desligue ou tire da tomada os eletrodomésticos que não estiverem em uso e evite deixar os aparelhos em modo stand-by, que segue consumindo energia.

FUGA DE ENERGIA

Instalações elétricas antigas ou defeituosas podem causar fuga de energia. É importante sempre contar com a avaliação de um eletricista de sua confiança, para garantir o bom funcionamento da rede interna. Não deixe fios expostos nos telhados, paredes e jardins. Além do risco de choque elétrico, eles são mais suscetíveis às fugas de energia.