CORONAVÍRUS

Pernambuco confirma 495 casos de covid-19 e 9 mortes nesta quarta-feira, 8 de setembro

Boletim da SES-PE trouxe novos números da doença no estado

Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (08/09), 495 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 15 (3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 480 (97%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 611.475 casos confirmados da doença, sendo 53.535 graves e 557.940 leves.

>>>Posso tomar a vacina da covid-19 mesmo estando gripado? E a da gripe?

>>>Covid-19 afeta a fertilidade masculina e os espermatozoides? E os hormônios, como a testosterona? O vírus infecta os testículos?

Também foram confirmados nove óbitos, ocorridos entre 10/12/2020 e 06/09/2021. Com isso, o Estado totaliza 19.485 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Quem pode fazer o teste gratuito no Recife?

Qualquer pessoa pode fazer o teste que detecta a doença ativa, basta apresentar um documento de identificação. O resultado fica pronto em menos de 30 minutos. Os casos positivos estão sendo cadastrados no Atende em Casa para telemonitoramento e identificação dos contatos da pessoa infectada.

Caso sejam identificadas pessoas com sintomas respiratórios, e o teste de antígeno der negativo, os próprios profissionais agendam, por meio do Atende em Casa, a realização do RT-PCR (teste padrão ouro para detecção do vírus ativo).

Veja os locais

  • Conselho Comunitário dos Moradores de Apipucos (Apipucos);
  • Associação de Moradores Chagas Ferreira (Dois Unidos);
  • Praça da Várzea (Várzea);
  • Igreja Batista do Caçote (Caçote);
  • Academia da Cidade do Jordão Baixo (Jordão)

TestaPE

A ação está inserida no Programa TestaPE, do Governo de Pernambuco, e visa a redução da transmissão da doença, a partir da detecção de novos casos. Nesta primeira etapa, os testes estão sendo aplicados, por equipes volantes da saúde, em locais de grande circulação de pessoas - como mercados públicos, estações de metrô, escolas municipais - e em pontos de vulnerabilidade social de 22 localidades, que foram selecionadas a partir da análise de critérios como Índice de Desenvolvimento Humano, cobertura vacinal e cobertura de Estratégia de Saúde da Família.