Vacinação

Prefeitura do Recife inicia aplicação da 3ª dose contra covid-19 nesta quinta (9); saiba quem será contemplado

O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, João Campos

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 08/09/2021 às 18:30
Ascom Camaragibe / Cortesia
FOTO: Ascom Camaragibe / Cortesia

A Prefeitura do Recife vai iniciar a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 a partir desta quinta-feira (9). Primeiramente, esse processo de imunização vai contemplar os idosos que vivem em instituições de longa permanência (ILPIs) – um dos primeiros grupos vacinados no início da campanha nacional de vacinação contra a doença. No total, devem ser atendidos quase 800 idosos nesta fase.

“A gente começa a partir de amanhã (quinta, dia 9) a vacinar com a dose de reforço no Recife. Nós vamos começar pelas instituições de longa permanência”, informou o prefeito João Campos. “Nós vamos fazer da mesma forma que foi feita durante a primeira e segunda dose, quando a gente colocou equipes volantes da Secretaria de Saúde indo em todas as instituições da nossa cidade e garantindo a vacinação com segurança e conforto para pessoas idosas que estão nesses locais”, acrescentou.

>>Posso tomar vacina da Pfizer contra a covid-19 estando com sintomas de gripe?

As equipes volantes da Secretaria de Saúde do Recife seguirão um cronograma para percorrer as 26 instituições onde vivem os idosos, semelhante ao que foi feito no início da vacinação, em janeiro. Conforme orientação do Ministério da Saúde, a dose de reforço será feita preferencialmente com o imunizante da Pfizer, independentemente da vacina aplicada na primeira e segunda doses.

A combinação das vacinas é recomendada pelo órgão federal após estudos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comprovarem que a resposta imunológica contra a covid-19 não é comprometida pela intercambialidade dos imunizantes.

Próximo passo

O próximo passo é garantir a aplicação da terceira dose para os idosos da população em geral e também das pessoas imunossuprimidas. A execução dessa estratégia está sendo discutida para garantir que a aplicação da dose de reforço seja feita com organização, agilidade e segurança, uma vez que a cidade já dispõe de toda estrutura montada.

>>Estudo revela que covid-19 afeta testículos, espermatozoides, reduz hormônios e causa infertilidade

Balanço

Até o momento, o Recife já aplicou 1.787.927 de doses de vacina contra a covid-19. Desse total, 1.152.773 são de primeira dose; 575.026 são de segunda dose; e 60.128 são de dose única. Atualmente, 95,2% da população adulta já estão com pelo menos uma dose da dose vacina e 51,3% deste mesmo público estão com esquema vacinal completo.